Você já vivenciou isso?
De ter todas as ideias na sua cabeça e não saber transformá-las em um texto?
É frustrante, eu sei. Mas como resolver esse impasse que paralisa muitos escritores no dia a dia? Com muita disciplina, organização e é claro algumas técnicas. Por isso, aí vão 18 dicas matadoras para você escrever melhor:
DICA 1- Pesquise Muito Sobre o Tema:
Escrever bem e com propriedade é um desafio, principalmente quando não conhecemos nada sobre o assunto. Por isso, você precisa ter domínio sobre o conteúdo que será abordado no decorrer do seu texto.
Para que isso aconteça, pesquise muito sobre o tema e obtenha informações relevantes e atualizadas. Não se esqueça de procurar em fontes seguras.
DICA 2- Saia Da Sua Zona De Conforto:
Fazer o que se gosta é muito bom, mesmo! Mas para que seu texto seja diferenciado é preciso sair da sua zona de conforto. Por isso, não tenha medo de se arriscar em fazer coisas das quais você não está acostumado.
Ouvir música de diferentes estilos, ler textos de gêneros e autores que você não conhece, viajar para lugares improváveis: tudo isso aumenta seu repertório. Assim, além de aguçar sua criatividade, melhora seu domínio do português e serve como fonte de pesquisa.
DICA 3- Tenha Em Mente Para Quem Está Escrevendo:
Saber do seu público-alvo é essencial em tudo que for fazer. Seu texto precisa ser focado neles e se adequar à linguagem que eles utilizam. Assim, as chances de que eles leiam o que você escrever é muito maior.
DICA 4- Estruture Bem o Seu Texto:
O seu leitor sempre vai dar uma olhada no texto para saber do que se trata, ele espera saber disso antes mesmo de terminar a leitura por completo. Por isso, é essencial que o texto seja bem estruturado.
Tamanho da fonte, parágrafos pequenos, bullet-points, títulos, subtítulos e palavras em negrito servem para situar quem lê. Além disso, é importante que as sentenças sejam curtas, objetivas e simples para que a leitura seja mais fluida.
DICA 5- Acerte no Seu Título:
O título do seu texto é o item mais importante da lista. É ele quem chama atenção do seu leitor e desperta sua curiosidade a fim de que o texto seja acessado e lido. Portanto, capriche no título e o deixe o mais chamativo que puder!
DICA 6- Comece De Forma Certa:
A introdução do seu texto é o segundo ponto mais importante a ser levado em consideração. Ela precisa despertar o desejo do leitor para que a leitura continue até o seu fim. Mas como? Através do storytelling, aquele recurso no qual se conta uma história que o leitor vá se identificar. Além disso, começar o parágrafo com uma pergunta o instiga a querer respostas.
DICA 7- Evite Gerundismo:
“Estar fazendo, estar completando, estar ingerindo’’. Isso não te lembra o operador do call center quando você liga para reclamar da sua conta de celular? Pois bem, ser lembrado assim pelo seu leitor só vai afastá-lo do que você tem a dizer. Por isso, o ideal é não usar o gerundismo.
DICA 8- Aposte em Termos Persuasivos:
Persuadir é convencer alguém sobre algo. Existem termos que podem te ajudar a persuadir seu leitor, são eles: você (fala direta com ele), porque (explicação que gera no leitor satisfação), agora (gera a sensação de que não há tempo restante), grátis (todo mundo gosta de ganhar coisas), novo (novidade) e aqui(tudo no lugar que ele precisa). Use-os sempre.
DICA 9- Evite Redundância:
Seja direto e objetivo. Falar a mesma ideia várias vezes com palavras diferentes vai cansar seu leitor e fazer com que ele saia do seu texto sem conseguir a informação desejada.
DICA 10- Use Figuras De Linguagem:
Metáforas, analogias e comparações são as melhores a se usar. Elas facilitam o entendimento do seu leitor e deixam o texto mais descontraído. Seu texto precisa ser como uma colcha de retalhos, contendo conexões para que fique bem ‘’amarrado’’. Percebeu?
DICA 11- Aposte em SEO (Search Engine Optimization):
SEO é um agrupamento de técnicas de otimização para blogs, sites e páginas em geral da Web. Essas otimizações tem como objetivo alcançar as pesquisas orgânicas do seu público-alvo para gerar tráfego e consequentemente deixá-lo em primeiro no ranking de pesquisa.
DICA 12- Use as Palavras-Chaves:
As palavras-chaves fazem parte do SEO e você precisa usá-las para que as pessoas cheguem até você. Saber o que seu público-alvo pesquisa é o xeque-mate para que consiga visualizações no seu conteúdo.
Sabe quando você começa a digitar na barra de pesquisa e aparecem algumas opções? São as palavras-chaves mais procuradas no Google. Além disso, as pessoas que pesquisam já têm a intenção de consumir, o que aumentará seus leitores, ao utilizar a técnica.
DICA 13- Realize Link-Building
Da mesma forma que a estratégia citada acima, essa também faz parte do SEO. Nada mais é que links adicionados no seu artigo para levar seu público a outro conteúdo relacionado ao que está no seu texto. Esse link pode ser externo, que o leva para outros sites, ou internos, que o levam para outros textos dentro do seu próprio site.
DICA 14- Use Imagens
Ninguém merece ficar lendo um texto gigante sem nenhuma referência visual né!? As imagens são estímulos visuais que servem como construção de sentido, ou seja, seu leitor não vai ficar com nenhuma dúvida, pois a mensagem foi passada tanto na forma escrita quanto no visual, o que facilita o entendimento. Podem ser usados GIFs e vídeos também.
fonte: giphy
DICA 15- Use Conjunções:
As palavras de transição são essenciais para prender o público na leitura do texto. Elas encaminham o leitor às informações que eles buscam. “mas”, “portanto”, “todavia”, “assim”, “e” são exemplos claros.
DICA 16- Abuse dos Sinônimos:
Para o texto não fique repetitivo e cansativo, é aconselhável usar os sinônimos. Eles ajudam a enriquecer a escrita, sem deixar que o sentido e o significado sejam alterados.
DICA 17- Revise o texto:
Depois de muito escrever, é necessário revisar seu texto a procura de algo errado, seja para verificar pontuação ou adequar de forma correta coesão e coerência. Mas faça isso várias vezes e peça para alguém revisar também, já que você pode ter deixado passar alguma coisa.
DICA 18- CALL TO ACTION:
Call to Action é uma chamada para ação, ou seja, serve para indicar qual passo seu leitor deve seguir após terminar seu texto. Seja um comentário, compartilhamento, um acesso a um link ou uma compra, é preciso levá-lo a um ato.
UAU! Aposto que depois dessas 18 dicas você vai, definitivamente, escrever com muito mais facilidade, né!?
fonte: giphy