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O Que é o GTM Server-side e Porque é Tão Importante Para a Sua Empresa?

Publicado por: Rodrigo Chaves
Categoria: Inteligência
Mulher com Servidores ao Fundo

Vivemos em uma sociedade onde os números crescem constantemente em importância, algo que o marketing e a comunicação não ficaram de fora. Isso acaba por gerar uma busca constante por mais informação sobre os consumidores, maior velocidade de página e atualmente vemos a preocupação com dados pessoais aumentar não somente com as novas leis, mas principalmente por parte dos próprios atores do mercado digital, como navegadores e fabricantes de smartphones.

Devido a esses motivos e essa procura por eficiência e privacidade que uma nova tecnologia foi desenvolvida que é o rastreamento de informações através do servidor que foi então assimilada pelo Google e uma de suas ferramentas mais utilizadas para webanalytics: o Google Tag Manager ou GTM para os íntimos.

Benefícios

Abaixo explicamos de forma simples quais são alguns dos pontos positivos que uma implementação server side pode trazer para o seu negócio, se formos resumir tudo é: mais segurança, dados melhores e menos dor-de-cabeça.

Aumentar a Velocidade do Seu site

A mais procurada vantagem da implementação server side do GTM é a melhora na velocidade de carregamento do site, porque reduz a quantidade de código de terceiros sendo utilizado na página. Isso por sua vez permite que esta esteja disponível ainda mais rapidamente para os usuários e como sabemos: uma página que carrega mais rápido, normalmente gera um melhor resultado em vários aspectos, especialmente vendas.

Maior Segurança e Privacidade de Dados

A transmissão de dados através do servidor reduz a vulnerabilidade das informações do usuário, porque boa parte dos dados não é “transmitida” – explicando de forma simplista – diretamente pelo navegador do usuário. Isso evita a sua interceptação por atores de má índole que podem explorar brechas de segurança nesses transmissões para captar informações sensíveis sobre seus clientes.

Maior Proteção Contra SPAM de Dados

Quando as informações de captação de dados ficam expostas na página do site, é muito mais fácil ludibriar as ferramentas de análise de tráfego do site (webanalytics) e assim gerar acessos e dados falsos. Uma configuração onde seus dados são transmitidos através do seu servidor, favorece o controle e tratamento desses dados, evitando esse tipo de problema.

Evitar o Bloqueio de Cookies

Por causa de novos protocolos de segurança e privacidade sendo praticados no mercado, navegadores, smartphones e outras ferramentas estão em uma cruzada contra cookies de terceiros. Isso acaba por bloquear esses cookies e impedir o rastreamento de acessos e prejudicando os seus dados.

O processo server side reduz os cookies de terceiros e substitui os cookies de javascript – os mais utilizados e frágeis em questão de segurança hoje em dia – por cookies HTTP, que são mais seguros.

Como um plus, quando você utiliza uma implementação server side, você tem um controle maior de quanto tempo seus cookies irão durar, algo muito útil, visto que algumas tecnologias atuais já estão removendo cookies com mais de 7 dias de vida.

Isso permite que você rastreie seu usuário por muito mais tempo e entenda melhor seu comportamento durante toda a sua experiência com seu app e/ou site.

Nem Tudo São Flores

Há algumas tecnicalidades que em alguns casos extremos podem se tornar um impeditivo, mas no geral a maior preocupação de quem deseja implementar uma solução server side é o custo.

Apesar do Google Tag Manager ser por si só gratuito, o servidor para receber, organizar e enviar esses dados não é, há assim um investimento constante que pode ser maior ou menor a depender da quantidade de dados e acessos que o servidor lidar diariamente.

Sendo assim, se você tiver um app/site com muitos acessos, isso pode significar um valor substancial que deve ser sim considerado.

Além disso há a própria implementação, por ser mais complexa, principalmente quando se leva em consideração configurações de servidor e ajustes nos dados transmitidos, acaba por ter um investimento mais alto também.

Devo Utilizar o GTM Server Side no Meu App/Site?

Como já dizia o sábio da montanha: DEPENDE.

Há quem diga que o server side é o futuro do webanalytics e que todo site já deveria implementá-lo. Entretanto, como tudo nesta vida, isso acaba incorrendo em um possível novo investimento que será alocado em análise, planejamento, implementação e manutenção de webanalytics.

É sempre interessante contar com a presença de um especialista no assunto para avaliar e te apresentar o investimento/retorno que você terá com essa nova tecnologia.

Autor: Rodrigo Chaves
Estrategista Empresarial com Foco em Marketing Trabalha com marketing e comunicação há mais de 10 anos, especialmente com inteligência de dados, geomarketing e marketing estratégico.

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