Uma empresa criou o seu site, deixou-o prontinho – ao menos é o que se espera – disse que era auto gerenciável, que você mesmo poderia publicar seus próprios conteúdos sem problemas, maaaas, não explicou como ou se explicou, você provavelmente já esqueceu.
Nada tema, pois aqui explicaremos da forma mais sucinta possível como realizar a publicação do conteúdo no seu site.
Primeiro você precisa realizar o login na área administrativa do seu site, normalmente o endereço de login é o seu site + /wp-admin ou somente /admin em alguns casos, ficando por exemplo: www.seusite.com.br/wp-admin
Nessa tela você irá colocar o login e senha da sua área administrativa, caso esteja correto você será redirecionado para o Painel Administrativo do seu site.
No Painel Administrativo haverá um menu à esquerda, onde você encontrará a opção que normalmente terá o nome de “Artigos”, “Notícias”, “Posts” ou “Blog”, ao clicar nessa opção você será direcionado à página com os posts publicados até então no seu site.
Para criar um novo artigo, clique no botão no canto superior esquerdo “Novo Artigo” que o redirecionará para uma nova tela onde será criado o artigo.
Aqui você poderá adicionar imagens, textos, vídeos, títulos e outras formas de conteúdo, Nas versões mais novas, esses conteúdos são adicionados como blocos, nas versões antigas eles podem funcionar como os editores de texto mais comum como o Word.
O título é provavelmente o primeiro contato que o usuário terá com o seu conteúdo, é importante que seja direto, conciso, persuasivo e que também seja otimizado para buscadores como o Google.
O resumo é o texto que explicará o que é o artigo e qual o seu propósito, é importante que seja um texto curto – o recomendado são 160 caracteres – e persuasivo, porque ele será o principal texto, junto com o título, a ser mostrado nas pesquisas do Google.
6 – Categoria
As categorias ajudam a organizar os conteúdos no seu site normalmente com assuntos de forma mais abrangentes, as categorias também podem ser indexadas pelos mecanismos de busca, por isso devem ser observadas com cuidado para que o conteúdo esteja realmente relacionado a elas.
7 – Etiquetas
As etiquetas (ou tags) servem para que você possa adicioná-las ao conteúdo para – ao contrário das categorias – organizá-lo em assuntos bem específicos. O uso de etiquetas é recomendado porque entre outras vantagens, facilita a usabilidade do usuário quando ele deseja buscar assuntos relacionados àquele conteúdo específico.
8 – Imagem de Destaque
A Imagem de Destaque normalmente é a figura que será mostrada no início do conteúdo e também nas miniaturas que aparecem no site, ela também é a imagem que será mostrada quando o conteúdo for compartilhado em redes sociais, por isso pense bem qual imagem será utilizada porque ela será crucial para impactar o usuário – principalmente nas redes sociais – e fazê-lo clicar no conteúdo.
Atente-se ao fato de que imagens muito grandes e pesadas, apesar da alta qualidade, acabam por pesar o site e deixá-lo mais lento, enquanto imagens muito pequenas não serão bem visualizadas pelo usuário.
Antes de publicar o conteúdo, salve-o como rascunho – dessa forma ele estará gravado no servidor, mas ainda não aparecerá no site, pré-visualize-o nos diferentes dispositivos – se a sua versão do WordPress o permitir – e caso haja algo errado, corrija, salve como rascunho e pré-visualize novamente.
Quando estiver satisfeito com o conteúdo criado, publique-o, dando tudo certo ele ficará disponível na sua página.
Editando artigos
Uma vez publicado o artigo, você pode optar por alterá-lo na área de Artigos que falamos na etapa 2, somente altere, pré-visualize-o e publique para salvar as alterações definitivamente.
Pode acontecer que mesmo seguindo as orientações aqui apresentadas, você não consiga por um motivo ou outro publicar seu conteúdo no site, o mais adequado é procurar uma empresa que entenda do assunto para verificar o problema e te dar uma orientação específica.