Entenda como através de uma consultoria e gestão voluntária de mídia digital, nós da Rapoza conseguimos levar mais de 10 mil usuários para o site do Instituto Pro Bono sem que eles precisassem pagar nada por isso.
O Instituto Pro Bono é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o direito à justiça de populações vulneráveis e organizações da sociedade civil, através do estímulo à advocacia voluntária e intercâmbio de conhecimentos jurídicos.
Explicando de forma simples, ele defende aquelas pessoas que mais precisam e que não possuem recursos para contratar um advogado, além de também prestar trabalho jurídico gratuito para organizações da sociedade civil que também ajudam outras pessoas.
Em 2017, antes mesmo da Rapoza ser a Rapoza, percebendo a importância do trabalho do instituto e seu enorme potencial de mudar a sociedade para melhor, entramos em contato com os responsáveis pela comunicação do Instituto Pro Bono – Alexandre Gonçalves Jr. e Douglas Kawaguchi – para entendermos melhor como poderíamos ajudar.
Em conjunto definimos os focos de trabalho, objetivos e como a Rapoza poderia ajudar a organização.
O objetivo do trabalho foi de melhorar o tráfego e conversões do site, para que o Instituto Pro Bono consiga estender seu alcance e assim trazer mais interessados, sejam advogados voluntários ou pessoas e organizações buscando advocacia voluntária.
Foram feitas duas ações principais:
O Google oferece algumas facilidades para organizações sem fins lucrativos, incluindo o Google Ad Grants, um programa que fornece recursos para que você possa anunciar diretamente na pesquisa do Google.
Orientamos então o instituto tanto no processo de requisição quanto na manutenção das campanhas e sua otimização, mantendo os requisitos mínimos das políticas em constante mudança, para que a organização continue se beneficiando do programa. Após isso mantivemos ainda uma otimização constante das campanhas, sempre buscando melhorar os resultados.
Concomitante a isto, foi criado um plano de implementação de webanalytics, utilizando Google Tag Manager e Google Analytics, para rastrear o tráfego, pesquisas e conversões como cliques em logos e envios de formulários.
Toda a implementação foi feita sem a necessidade de maior intervenção no site graças ao Google Tag Manager, economizando tempo e evitando problemas.
Hoje o Instituto Pro Bono anuncia constantemente na pesquisa do Google de forma gratuita e seus resultados aumentaram bastante, tendo até o dia 30 de novembro de 2018 alcançado os seguintes números por pesquisa paga do Google:
Uma parceria que continua caminhando junta e que promete render ainda mais no futuro.
Aproveitando que você está aqui, o Instituto Pro Bono sempre precisa de doações, dê uma passada no site deles e ajude-os a tornar a justiça um direito de todos.