Você gosta de vender seus produtos, não gosta?
Aumentar seus lucros no final do mês. É bom né!?
Mas você sabe a diferença que existe entre as datas em que essas vendas ocorrem?
No Brasil, o mercado voltado para datas é muito forte. Aliás, são as épocas em que mais se tem faturamento. As datas são muito recorrentes e relembram fatos históricos, despertam a curiosidade, unem pessoas e homenageiam profissões.
No entanto, para as vendas há 3 tipos de datas que devem ser levadas em consideração: as datas promocionais, as sazonais e as comemorativas. Cada uma possui seu estilo e você, empreendedor(a), pode usá-las para alavancar seu negócio.
São elas:
Datas sazonais:
Períodos sazonais são aqueles considerados temporários, típico de uma determinada época ou estação. Por exemplo: a época em que o morango e a carambola têm seu pico de produção é em agosto, logo esse mês é sazonal para as duas frutas.
Com as datas sazonais é do mesmo jeito. São datas que ganham relevância nas vendas e na mídia, justamente por ter alguma ligação direta com o seu cliente ao oferecê-lo descontos interessantes em produtos que já estavam em sua lista de compras.
Algumas datas sazonais que vem tomando espaço no calendário dos empreendedores são: Dia do Consumidor, Dia do Solteiro, Black Friday, Black Monday e Semana do Brasil.
Datas promocionais:
As datas promocionais são aquelas usadas pelas marcas para informar aos consumidores a respeito de seus produtos, formar a imagem da empresa, promover a sua marca e gerar descontos para os clientes.
Assim, algumas marcas criam seu próprio evento em cima das datas sazonais. Blacknight (B2W), Blackout (Walmart) e Magaoff (Magazine Luiza) são exemplos desses eventos personalizados que possuem um forte apelo comercial.
No entanto, as datas promocionais podem não ter relação com as datas sazonais, como por exemplo em um aniversário de uma empresa, no qual há a inserção de descontos e comemorações, mas sem a presença de uma data sazonal por trás do processo.
Datas Comemorativas:
As datas comemorativas são todas aquelas que celebram o dia de alguém ou de algum lugar, situação, momento vivido. Às vezes elas podem se tornar sazonais, mas apenas se trouxerem uma relevância maior no mercado. Por exemplo, o Dia do Dentista é comemorativa, mas não é sazonal. Já o Dia das Mães é comemorativa e sazonal.
Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal são as datas comemorativas mais conhecidas e aguardadas no ano. No entanto, existem várias outras não tão conhecidas assim, como o Dia do Tintureiro, Dia dos Bancários, Dia da Secretária, Dia do Comerciante, Dia do Bibliotecário, entre outros.
Agora que você, empreendedor(a), já sabe a diferença entre datas sazonais, promocionais e comemorativas, pode criar uma estratégia voltada para o seu público-alvo de acordo com o tipo de data que mais se encaixa no seu negócio.
E aí? Já está cheio(a) de ideias para aumentar suas vendas?