“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”, esta é a frase usada por Walter Landor, o responsável pelo branding da Coca-Cola e da Levi’s. O que Walter quer dizer é que existe uma maneira da sua marca ser a primeira e a única opção na mente do consumidor e é por meio do Branding que se conquista esse mérito tão desejado pelas empresas.
Quais são os benefícios que o Branding promete?
Personalidade
Para inserir o Branding na sua empresa, é preciso que a sua marca tenha sua própria voz, seu tom, suas cores, tipografia, símbolos, slogan, suas formas e modos de funcionamento.
Todos esses aspectos, até mesmo os mais minuciosos, diferenciam a sua marca das demais e a fazem ter personalidade, que pode ser reconhecida facilmente quando bem estruturada. Sendo assim, é de extrema importância que marcas tenham uma identidade forte e coerente.
Posicionamento
Quando uma empresa aposta no Branding, automaticamente aposta em posicionamento. Ao se posicionar no mercado, a marca transmite valores que geram autoridade e transmitem confiança ao seu público. Questões sociais e ambientais são os posicionamentos mais exigidos pelas pessoas quando se fala de uma marca.
Valor agregado
Com um Branding bem feito e a longo prazo, sua marca pode cobrar mais caro pelo seu produto/serviço justamente pela boa reputação e autoridade que possui no mercado. A marca deixa deixa para traz os preços e trabalha com valor.
Quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo seu produto? Produtos agregados dos valores da marca podem ser melhor cobrados. Dentre as marcas mais valiosas do mundo estão a Apple, Google, Coca-Cola e Microsoft.
Agora sim, o que é Branding, afinal?
Para entender o conceito de Branding, precisamos antes entender o conceito de marca. A marca é o conjunto de experiências e sensações que o consumidor teve ao adquirir um produto ou serviço.
Com isso, o Branding pode ser definido como uma forma de gerir as estratégias de marca de uma empresa, ou seja, é responsável pelas táticas que serão utilizadas para fazer com que o consumidor tenha uma experiência diferenciada e única, e ligar esses bons sentimentos diretamente à sua marca.
De forma bem simples, Branding não é um logo, não é uma identidade, não é um produto, não é o que você diz. Branding, então, é o que dizem sobre você.
É a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva – ou seja, como você gostaria que ele a interpretasse. É fazer com que um potencial consumidor (direto, indireto, parceiros, funcionários, acionistas e fornecedores) perceba a marca como a única solução para o que eles buscam.
É um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É achar e comunicar algo que atraia os consumidores para a marca ao invés de caçá-los de jeitos que despedem de dinheiro, às vezes, muito dinheiro.
Enfim, Branding é a gestão estratégica de uma marca.
Agora que você aprendeu sobre Branding, que tal contratar uma empresa que esteja apta a gerir sua marca?
Uma empresa é sempre melhor sucedida se for criada uma atmosfera que fascine não apenas os que entram em contato com ela, mas também todos que fazem parte dela.