São todas as influências externas que podem afetar a competitividade da empresa naquele mercado, como por exemplo: alta do dólar, aumento de impostos, mudança na legislação e outras variáveis.
Todas as influências internas que afetam a competitividade da empresa, desde infraestrutura até colaboradores e parceiros.
Um modelo de análise do ambiente externo da empresa. PEST é o acrônimo para Político, Econômico, Social e Tecnológico e visa analisar esses fatores do ambiente externo.
Há outras variações mais completas ou específicas do PEST, como o STEEPLED que analisa o espectro Social, Tecnológico, Econômico, Ecológico, Político, Legal, Ético e Demográfico.
Também conhecido em português como Análise FOFA, é um modelo de análise que aborda de maneira simples dois fatores internos – forças e fraquezas – e dois fatores externos – ameaças e oportunidades – do objeto a ser analisado, seja uma empresa, site, produto e etc.
Sistema que utiliza a automação para enviar mensagem prontas, via e-mail, Facebook ou Whatsapp Business.
Momento em que a procura por um produto ou serviço aumenta de forma rápida e volumosa.
É conhecido como valor de marca, no qual o produto/serviço é tão forte no mercado e satisfatório para os consumidores que se ganha um valor agregado alto, ou seja, é a importância que os clientes dão para determinada empresa.
A Apple é um exemplo vivo, já que seus clientes fazem fila para adquirir produtos, pagam o valor que a empresa cobra e defendem a marca para outras pessoas.
Um erro que faz com que os e-mails mandados não cheguem na caixa de entrada dos clientes, podendo ser temporário ou permanente.
Termo em inglês usado para nomear o que chamamos de orçamento, ou seja, o quanto de dinheiro uma empresa possui para realizar um projeto.
Business-to-Business. Termo utilizado para definir formas de vendas e empresas que vendem seus produtos ou serviços para outras empresas.
Significa Business-to-Consumer e é a relação estabelecida entre a marca e o consumidor, ou seja, são as estratégias e práticas utilizadas para aumentar a visibilidade da marca por meio de conteúdos relevantes.
É a descrição um pouco mais aprofundada de algum trabalho na área da comunicação que apresenta pontos positivos, ações feitas, resultados atingidos, etc.
Representação do número de cancelamentos de clientes em um determinado período, ou seja, é um excelente indicador de satisfação, pois calcula o tempo de vínculo do cliente com a empresa.
Para calcular esse número, usa-se a Taxa de Churn, que é uma fórmula simples:
Churn = nº de clientes que cancelaram no último ano/nº da sua base de clientes
Taxa de Churn em português, é o percentual de desistência de clientes que assinaram um serviço específico, durante um determinado período de tempo.
É uma métrica muito utilizada em serviços de TV por assinatura e empresas de telefonia.
A fórmula é:
(assinaturas no começo do período –
assinaturas no fim do período) /
assinaturas no começo do período = Churn Rate
Associação entre duas marcas para entrar em mercados mais desafiadores com o intuito de agregar valor, onde sozinhas provavelmente não teriam credibilidades.
Comunicação aplicada em marketing corresponde a promover a mensagem da empresa ao seus públicos-alvos, podendo ser internos ou externos.
Dentro de comunicação temos as áreas de relações públicas, assessoria de imprensa, e publicidade e propaganda.
Conteúdo que foi muito compartilhado e reproduzido de forma rápida, seja na Internet ou não.
Sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
É organização e administração dos dados dos clientes de uma empresa com o intuito de facilitar o controle e gerar dados estatísticos do relacionamento da empresa com o cliente.
Também é utilizado para dar nome aos sistemas que realizam esse tipo de administração de dados dos clientes.
É a previsão do quanto um cliente é lucrativo para empresa durante o seu relacionamento com esta, existem várias formas de calculá-lo, desde as mais simples até utilizando informações como taxa de desconto e outras variáveis.
Prazo final da entrega/conclusão de alguma campanha, por exemplo.
Disciplina que utiliza informações geográficas para auxiliar no planejamento de marketing, podendo gerar melhorias e ações em todo o Mix de Marketing.
Pessoas que nasceram entre o início dos anos 80 e o final dos anos 90, também é conhecida como Millenial ou geração da internet.
Pessoas que nasceram entre o meio dos anos 90 e o meio dos anos 2000, é a geração que mais teve contato com computadores e redes sociais.
Significa o exagero de algo e em marketing é a estratégia utilizada para dar ênfase a uma ideia, produto ou serviço. Entretanto, a palavra varia de acordo com o contexto, por exemplo: no mundo da moda, hype é um tipo de estilo que está em alta.
Já no âmbito tecnológico, está ligado ao número de pessoas que usam da tecnologia para se mostrarem presentes, o twitter é uma desses redes consideradas hypadas. Logo, hype é tudo que é atual.
Porta de Entrada que precisa ser otimizada, rápida e segura para que as pessoas com interesse no seu conteúdo, produto ou serviço possa deixar seu contato na página, seja telefone ou email.
Ou seja, é uma página de conversões que possui como intuito fazer com que o usuário realize uma ação dentro do seu blog ou site.
Lead que está pronto para receber a oferta, ou seja, está nas últimas fases do funil de venda.
Sistema que pontua e classifica o comportamento dos leads.
Construção de links que acontecem dentro da sua página do blog/site. Esses links levam para uma outra página do próprio site ou para uma página de um outro site.
Valor agregado e percepção de mercado que gira em torno do produto ou serviço. Sem esse valor, o produto/serviço seria apenas mais um no mercado.
É um conjunto de táticas e técnicas que usam do conteúdo como agente principal para atrair o público de forma orgânica.
Esse conteúdo é produzido com a maior qualidade possível para que o público-alvo seja atingido com sucesso e venha a se engajar e até mesmo a se fidelizar com a marca. É preciso planejamento e conhecimento dos clientes para que a melhor estratégia seja utilizada.
É a utilização de estratégias de baixo custo, mais focadas na criatividade e no oportunismo, visando encontrar brechas a serem exploradas no mercado e concorrentes para a divulgação da empresa e seus produtos.
Uma área do marketing focada no estudo e promoção do relacionamento com o cliente, utilizando para isso de diversas ferramentas e ações como clubes de vantagens, programas de fidelidade, CRMs, classificação de estágios de relacionamento e outros.
É o mix de marketing aplicado ao ambiente digital, desde a definição do preço – que hoje inclusive pode ser definido dinamicamente com o auxílio de precificadoras – até a promoção dos produtos via anúncios online, e-mail marketing, sites e outros.
Uma visão do marketing como parte essencial de todos os aspectos da empresa: recursos humanos, financeiro, logística, administração, vendas, pesquisa e desenvolvimento, marketing e etc.
No caso o papel do marketing holístico é fazer com que todos os departamentos tenham um foco voltado para os objetivos de marketing da empresa, aumentando sua competitividade em todas as frentes.
É o mix de marketing aplicado ao público interno da empresa, colaboradores, fornecedores, parceiros e stakeholders.
Pode atuar desde a contratação até à comunicação, dependendo da instituição, sempre focada nos objetivos de marketing.
Modalidade do marketing focada na utilização de tecnologias para facilitar, melhorar e/ou automatizar ações de marketing.
Matriz BCG é um diagrama que serve para analisar de forma visual o portfólio de produtos de uma determinada empresa.
A matriz BCG é formada com base em dois eixos X e Y, o primeiro sendo a participação relativa de mercado tendo como parâmetro o líder do mercado, e o segundo o crescimento médio de mercado.
Sendo assim produtos posicionados em um dos quatro quadrantes são classificados de acordo com seu potencial, sendo comumente utilizadas as seguintes nomenclaturas: estrelas, vacas leiteiras, incógnitas e abacaxis.
O mercado de nicho é uma grupo menor do mercado para o qual um produto é criado de forma específica para atender suas necessidades.
Por exemplo homens com barba grande pode ser considerado um mercado de nicho dentro do mercado de homens.
São as áreas de atuação do marketing, há discussões sobre quais realmente seriam, mas a definição mais aceita é a dos 4 Ps: preço, produto, praça e promoção (aqui com sentido de comunicação no geral).
Definição de como a empresa cria, entrega e recebe todas as áreas relacionadas à lucratividade.
Os chamados Marketing Qualified Leads são aqueles leads que foram alimentados e qualificados pelo marketing no funil de vendas, encaminhando para a venda do produto/serviço.
É um processo de segmentação de um mercado maior, ou seja, separam o público conforme os produtos/serviços oferecidos pela empresa.
Alguns nichos conhecidos são: saúde e bem estar, beleza, esportes, relacionamento, educação e tecnologia.
Palavra ou expressão que resume o assunto abordado no texto. Essas palavras-chaves são muito importantes e necessárias no SEO, para que possam ser otimizadas e seu site encontrado por quem procura.
Pesquisa realizada no mercado-alvo para identificar ameaças, oportunidades, traços comportamentais, tendências e outros aspectos que podem impactar o planejamento de marketing.
Pesquisa que foca na captação de relatos, opiniões, estudos comportamentais, experiências e outras informações não numéricas.
É a pesquisa onde o foco está em gerar número suficientes para poderem ser traçados modelos estatísticos, que serão então analisados para serem geradas conclusões de forma mais imparcial possível.
Um exemplo são as pesquisas onde os participantes respondem perguntas de múltiplas escolhas, essas respostas são então tabuladas em números e apresentadas.
Um possível cliente, que de alguma maneira, acessando o site por exemplo, tenha demonstrado interesse no produto/serviço.
Logo, é a utilização do marketing para mirar em usuários que já tiveram o contato e demonstraram interesse pela sua empresa em uma outra ocasião, ao acessar o site por exemplo.
Serve para relembrá-los e fortalecer a imagem da marca, além de oferecer um produto/serviço que se encaixe com aquele público.Gera conversões maiores com um menor custo.
Essa estratégia funciona por meio dos cookies, que atuam como sinalizadores. Ao entrar em contato com outro site, o Google vai identificar o cookie e mostrar os anúncios corretos.
Um exemplo recorrente disto é quando você entra no Facebook e os anúncios são exatamente do tipo de produto que você pesquisou um tempo antes. Assim, o objetivo é gerar impacto, mais uma vez, na pessoa interessada.
É o compartilhamento da receita gerada pela venda de um ou mais produtos ou serviços com parceiros
Em marketing é muito utilizado por programas de afiliados que pagam parte da receita gerada com as venda dos produtos online para os sites ou usuários que os divulgarem.
Efeitos que se baseiam no calendário anual e levam em consideração a saída de determinados produtos/serviços. Exemplo: ovo de páscoa e panetone.
Restrição do público-alvo, ou seja, dividir as pessoas em pequenos grupos com base em características iguais para que uma estratégia mais clara seja elaborada e aplicada.
Assim, a segmentação é voltada para um target específico. Um exemplo dessa segmentação é o público-alvo da Nivea em relação ao seus produtos voltados para os cuidados com o sol.
Dentro desse nicho, existem aqueles que se preocupam com os efeitos do sol, aqueles que não se expõem ao sol, aqueles que amam o calor mesmo se preocupando com a saúde e aqueles que não se preocupam nem um pouco. Assim, cada segmento receberá uma estratégia diferente.
Stock Keeping Unit (SKU), em português Unidade de Manutenção de Estoque está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador.
Os chamados Sale Qualified Leads são os leads que estão preparados para serem abordados pelo time de vendas.
Um tipo de Landing Page com foco em captar e-mails para conseguir aumentar o número de leads.
É um suposto comprador do serviço/produto que a empresa oferece. Nessa fase, a pessoa já demonstrou interesse (lead) e pode se tornar um cliente.
Tráfego que chega ao site por meio da busca de uma palavra-chave nos mecanismos de busca do Google,Yahoo, Bing, etc, sendo completamente gratuito, ou seja, a marca não paga para chegar ao cliente.
Tempo que um usuário permanece navegando no seu site, o que pode indicar se seu site é bom para navegar ou não e se os conteúdos engajam ou não.
Serviço ofertado com a marca de uma empresa (empresa x), mas que é feito por uma segunda empresa (empresa y). Em outras palavras, a empresa x compra os direitos da empresa y, e recebe os créditos do trabalho feito pela segunda.
Artigo mais elaborado que contém um problema e uma solução.