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Glossário de Marketing

Publicado por: RPZ
Categoria: Marketing

Ambiente Externo

São todas as influências externas que podem afetar a competitividade da empresa naquele mercado, como por exemplo: alta do dólar, aumento de impostos, mudança na legislação e outras variáveis.

Ambiente Interno

Todas as influências internas que afetam a competitividade da empresa, desde infraestrutura até colaboradores e parceiros.

Análise PEST

Um modelo de análise do ambiente externo da empresa. PEST é o acrônimo para Político, Econômico, Social e Tecnológico e visa analisar esses fatores do ambiente externo.

Há outras variações mais completas ou específicas do PEST, como o STEEPLED que analisa o espectro Social, Tecnológico, Econômico, Ecológico, Político, Legal, Ético e Demográfico.

Análise SWOT

Também conhecido em português como Análise FOFA, é um modelo de análise que aborda de maneira simples dois fatores internos – forças e fraquezas – e dois fatores externos – ameaças e oportunidades – do objeto a ser analisado, seja uma empresa, site, produto e etc.

Autoresponder

Sistema que utiliza a automação para enviar mensagem prontas, via e-mail, Facebook ou Whatsapp Business.

Boom

Momento em que a procura por um produto ou serviço aumenta de forma rápida e volumosa.

Brand Equity

É conhecido como valor de marca, no qual o produto/serviço é tão forte no mercado e satisfatório para os consumidores que se ganha um valor agregado alto, ou seja, é a importância que os clientes dão para determinada empresa.

A Apple é um exemplo vivo, já que seus clientes fazem fila para adquirir produtos, pagam o valor que a empresa cobra e defendem a marca para outras pessoas. 

Bounce

Um erro que faz com que os e-mails mandados não cheguem na caixa de entrada dos clientes, podendo ser temporário ou permanente.

Budget

Termo em inglês usado para nomear o que chamamos de orçamento, ou seja, o quanto de dinheiro uma empresa possui para realizar um projeto.

B2B

Business-to-Business. Termo utilizado para definir formas de vendas e empresas que vendem seus produtos ou serviços para outras empresas.

B2C

Significa Business-to-Consumer e é a relação estabelecida entre a marca e o consumidor, ou seja, são as estratégias e práticas utilizadas para aumentar a visibilidade da marca por meio de conteúdos relevantes.

Case

É a descrição um pouco mais aprofundada de algum trabalho na área da comunicação que apresenta pontos positivos, ações feitas, resultados atingidos, etc.

Churn

Representação do número de cancelamentos  de clientes em um determinado período, ou seja, é um excelente indicador de satisfação, pois calcula o tempo de vínculo do cliente com a empresa. 

Para calcular esse número, usa-se a Taxa de Churn, que é uma fórmula simples:

Churn = nº de clientes que cancelaram no último ano/nº da sua base de clientes

Churn Rate

Taxa de Churn em português, é o percentual de desistência de clientes que assinaram um serviço específico, durante um determinado período de tempo.

É uma métrica muito utilizada em serviços de TV por assinatura e empresas de telefonia.

A fórmula é:

(assinaturas no começo do período –
assinaturas no fim do período) /
assinaturas no começo do período = Churn Rate

Co-branding

Associação entre duas marcas para entrar em mercados mais desafiadores com o intuito de agregar valor, onde sozinhas provavelmente não teriam credibilidades.

Comunicação

Comunicação aplicada em marketing corresponde a promover a mensagem da empresa ao seus públicos-alvos, podendo ser internos ou externos.

Dentro de comunicação temos as áreas de relações públicas, assessoria de imprensa, e publicidade e propaganda.

Conteúdo Viral

Conteúdo que foi muito compartilhado e reproduzido de forma rápida, seja na Internet ou não. 

CRM

Sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

É organização e administração dos dados dos clientes de uma empresa com o intuito de facilitar o controle e gerar dados estatísticos do relacionamento da empresa com o cliente.

Também é utilizado para dar nome aos sistemas que realizam esse tipo de administração de dados dos clientes.

Customer Lifetime Value (CLV)

É a previsão do quanto um cliente é lucrativo para empresa durante o seu relacionamento com esta, existem várias formas de calculá-lo, desde as mais simples até utilizando informações como taxa de desconto e outras variáveis.

Deadline

Prazo final da entrega/conclusão de alguma campanha, por exemplo.

Geomarketing

Disciplina que utiliza informações geográficas para auxiliar no planejamento de marketing, podendo gerar melhorias e ações em todo o Mix de Marketing.

Geração Y

Pessoas que nasceram entre o início dos anos 80 e o final dos anos 90, também é conhecida como Millenial ou geração da internet.

Geração Z

Pessoas que nasceram entre o meio dos anos 90 e o meio dos anos 2000, é a geração que mais teve contato com computadores e redes sociais.

Hype

Significa o exagero de algo e em marketing é a estratégia utilizada para dar ênfase a uma ideia, produto ou serviço. Entretanto, a palavra varia de acordo com o contexto, por exemplo: no mundo da moda, hype é um tipo de estilo que está em alta. 

Já no âmbito tecnológico, está ligado ao número de pessoas que usam da tecnologia para se mostrarem presentes, o twitter é uma desses redes consideradas hypadas. Logo, hype é tudo que é atual. 

Landing Page

Porta de Entrada que precisa ser otimizada, rápida e segura para que as pessoas com interesse no seu conteúdo, produto ou serviço possa deixar seu contato na página, seja telefone ou email.

Ou seja, é uma página de conversões que possui como intuito fazer com que o usuário realize uma ação dentro do seu blog ou site.

Lead Qualificado

Lead que está pronto para receber a oferta, ou seja, está nas últimas fases do funil de venda.

Lead Scoring

Sistema que pontua e classifica o comportamento dos leads.

Link Building

Construção de links que acontecem dentro da sua página do blog/site. Esses links levam para uma outra página do próprio site ou para uma página de um outro site. 

Marca

Valor agregado e percepção de mercado que gira em torno do produto ou serviço. Sem esse valor, o produto/serviço seria apenas mais um no mercado.

Marketing de Conteúdo

É um conjunto de táticas e técnicas que usam do conteúdo como agente principal para atrair o público de forma orgânica.

Esse conteúdo é produzido com a maior qualidade possível para que o público-alvo seja atingido com sucesso e venha a se engajar e até mesmo a se fidelizar com a marca. É preciso planejamento e conhecimento dos clientes para que a melhor estratégia seja utilizada.

Marketing de Guerrilha

É a utilização de estratégias de baixo custo, mais focadas na criatividade e no oportunismo, visando encontrar brechas a serem exploradas no mercado e concorrentes para a divulgação da empresa e seus produtos.

Marketing de Relacionamento

Uma área do marketing focada no estudo e promoção do relacionamento com o cliente, utilizando para isso de diversas ferramentas e ações como clubes de vantagens, programas de fidelidade, CRMs, classificação de estágios de relacionamento e outros.

Marketing Digital

É o mix de marketing aplicado ao ambiente digital, desde a definição do preço – que hoje inclusive pode ser definido dinamicamente com o auxílio de precificadoras – até a promoção dos produtos via anúncios online, e-mail marketing, sites e outros.

Marketing Holístico

Uma visão do marketing como parte essencial de todos os aspectos da empresa: recursos humanos, financeiro, logística, administração, vendas, pesquisa e desenvolvimento, marketing e etc.

No caso o papel do marketing holístico é fazer com que todos os departamentos tenham um foco voltado para os objetivos de marketing da empresa, aumentando sua competitividade em todas as frentes.

Marketing Interno

É o mix de marketing aplicado ao público interno da empresa, colaboradores, fornecedores, parceiros e stakeholders.

Pode atuar desde a contratação até à comunicação, dependendo da instituição, sempre focada nos objetivos de marketing.

Marketing Tecnológico

Modalidade do marketing focada na utilização de tecnologias para facilitar, melhorar e/ou automatizar ações de marketing.

Matriz BCG

Matriz BCG é um diagrama que serve para analisar de forma visual o portfólio de produtos de uma determinada empresa.

A matriz BCG é formada com base em dois eixos X e Y, o primeiro sendo a participação relativa de mercado tendo como parâmetro o líder do mercado, e o segundo o crescimento médio de mercado.

Sendo assim produtos posicionados em um dos quatro quadrantes são classificados de acordo com seu potencial, sendo comumente utilizadas as seguintes nomenclaturas: estrelas, vacas leiteiras, incógnitas e abacaxis.

Mercado de Nicho

O mercado de nicho é uma grupo menor do mercado para o qual um produto é criado de forma específica para atender suas necessidades.
Por exemplo homens com barba grande pode ser considerado um mercado de nicho dentro do mercado de homens.

Mix de Marketing

São as áreas de atuação do marketing, há discussões sobre quais realmente seriam, mas a definição mais aceita é a dos 4 Ps: preço, produto, praça e promoção (aqui com sentido de comunicação no geral).

Modelo de Negócio

Definição de como a empresa cria, entrega e recebe todas as áreas relacionadas à lucratividade.

MQL

Os chamados Marketing Qualified Leads são aqueles leads que foram alimentados e qualificados pelo marketing no funil de vendas, encaminhando para a venda do produto/serviço. 

Nicho

É um processo de segmentação de um mercado maior, ou seja, separam o público conforme os produtos/serviços oferecidos pela empresa.

Alguns nichos conhecidos são: saúde e bem estar, beleza, esportes, relacionamento, educação e tecnologia.

Palavra-chave

Palavra ou expressão que resume o assunto abordado no texto. Essas palavras-chaves são muito importantes e necessárias no SEO, para que possam ser otimizadas e seu site encontrado por quem procura.

Pesquisa de Mercado

Pesquisa realizada no mercado-alvo para identificar ameaças, oportunidades, traços comportamentais, tendências e outros aspectos que podem impactar o planejamento de marketing.

Pesquisa Qualitativa

Pesquisa que foca na captação de relatos, opiniões, estudos comportamentais, experiências e outras informações não numéricas.

Pesquisa Quantitativa

É a pesquisa onde o foco está em gerar número suficientes para poderem ser traçados modelos estatísticos, que serão então analisados para serem geradas conclusões de forma mais imparcial possível.

Um exemplo são as pesquisas onde os participantes respondem perguntas de múltiplas escolhas, essas respostas são então tabuladas em números e apresentadas.

Prospect

Um possível cliente, que de alguma maneira, acessando o site por exemplo, tenha demonstrado interesse no produto/serviço.

Remarketing

Logo, é a utilização do marketing para mirar em usuários que já tiveram o contato e demonstraram interesse pela sua empresa em uma outra ocasião, ao acessar o site por exemplo.

Serve para relembrá-los e fortalecer a imagem da marca, além de oferecer um produto/serviço que se encaixe com aquele público.Gera conversões maiores com um menor custo.

Essa estratégia funciona por meio dos cookies, que atuam como sinalizadores. Ao entrar em contato com outro site, o Google vai identificar o cookie e mostrar os anúncios corretos.

Um exemplo recorrente disto é quando você entra no Facebook e os anúncios são exatamente do tipo de produto que você pesquisou um tempo antes. Assim, o objetivo é gerar impacto, mais uma vez, na pessoa interessada. 

Revenue Sharing

É o compartilhamento da receita gerada pela venda de um ou mais produtos ou serviços com parceiros

Em marketing é muito utilizado por programas de afiliados que pagam parte da receita gerada com as venda dos produtos online para os sites ou usuários que os divulgarem.

Sazonalidade

Efeitos que se baseiam no calendário anual e levam em consideração a saída de determinados produtos/serviços. Exemplo: ovo de páscoa e panetone. 

Segmentação

Restrição do público-alvo, ou seja, dividir as pessoas em pequenos grupos com base em características iguais para que uma estratégia mais clara seja elaborada e aplicada.

Assim, a segmentação é voltada para um target específico. Um exemplo dessa segmentação é o público-alvo da Nivea em relação ao seus produtos voltados para os cuidados com o sol.

Dentro desse nicho, existem aqueles que se preocupam com os efeitos do sol, aqueles que não se expõem ao sol, aqueles que amam o calor mesmo se preocupando com a saúde e aqueles que não se preocupam nem um pouco. Assim, cada segmento receberá uma estratégia diferente. 

SKU

Stock Keeping Unit (SKU), em português Unidade de Manutenção de Estoque está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador.

SLQ

Os chamados Sale Qualified Leads são os leads que estão preparados para serem abordados pelo time de vendas.

Squeeze Page

Um tipo de Landing Page com foco em captar e-mails para conseguir aumentar o número de leads.

Suspect

É um suposto comprador do serviço/produto que a empresa oferece. Nessa fase, a pessoa já demonstrou interesse (lead) e pode se tornar um cliente.

Tráfego Orgânico

Tráfego que chega ao site por meio da busca de uma palavra-chave nos mecanismos de busca do Google,Yahoo, Bing, etc, sendo completamente gratuito, ou seja, a marca não paga para chegar ao cliente. 

Tempo no Site

Tempo que um usuário permanece navegando no seu site, o que pode indicar se seu site é bom para navegar ou não e se os conteúdos engajam ou não.

White Label

Serviço ofertado com a marca de uma empresa (empresa x), mas que é feito por uma segunda empresa (empresa y). Em outras palavras, a empresa x compra os direitos da empresa y, e recebe os créditos do trabalho feito pela segunda.

White Paper

Artigo mais elaborado que contém um problema e uma solução.

Autor: RPZ

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