O marketing digital está sempre em constante evolução e por isso termos novos surgem todos os dias e podemos acabar ficando presos nessa sopa de letrinhas, para sanar essa situação criamos esse glossário de marketing digital para você encontrar o significado daquela palavra que você tanto quis saber.
Mesmo assim caso não encontre a palavra que procura, deixe a palavra nos comentários que nós analisamos e adicionamos.
A
Capacidade que um site possui de oferecer condições para que todas os usuários possam acessá-lo, independente de ter alguma deficiência ou não, ou seja, a página precisa ser inclusiva. O site oferecer recursos de aumento de fonte para pessoas com visão limitada é um exemplo de acessibilidade.
Abreviação de “advertisements”, “anúncios” em inglês. Normalmente utilizado em nomes de plataformas de mídia programática como Google Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads e etc.
Se refere ao número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo, no entanto caso o usuário veja a mesma publicação dez vezes, será contabilizado para fins de alcance apenas uma vez.
Sequência lógica criada para dar as instruções certas para a realização de uma tarefa, sendo assim, um exemplo de uso de algoritmo é a definição de qual tipo de conteúdo será apresentado para o usuário nas redes sociais ou em mecanismos de busca.
Uso da tecnologia para que as ações e os processos de marketing sejam automatizados, mas sem deixar a personalização de lado. Por consequência, reduz trabalhos feitos à mão e deixa essas ações mais eficientes, com o foco total nos leads, não importando em qual momento do funil de compra eles estejam.
Uma pontuação criada utilizando múltiplos fatores para prever o quão bem um site consegue se posicionar nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.
B
Peça gráfica publicitária utilizada para anúncios de produtos ou serviços. Caso seja físico, pode ser de diversos tamanhos e formatos, sendo fixado em locais que contém uma grande quantidade de pessoas. Sendo online, pode ser animado ou interativo, e geralmente, está presente em sites como forma de propaganda ao lado do texto.
É uma técnica de dar lances em inventário de mídia utilizada em leilões onde o anunciante com o maior lance ganha.
Baseados nos resultados históricos de leilões anteriores, ao invés de dar o lance máximo, o anunciantes buscam dar o lance apenas alto o suficiente para ganhar o lance, sendo assim apesar de aumentar as chances de perder alguns leilões, ele melhora a eficiência do investimento.
Em mídia digital o bid shading geralmente é realizado através de algoritmos utilizando machine learning e dados históricos.
Tecnologia, que abrange ferramentas e processos, para lidar com uma quantidade muito grande de dados (estruturados ou não) e de armazenamento.
Esses dados quando capturados por uma empresa por meio de várias fontes, como o o email, formulário e banco de dados por exemplo, se usados de forma estratégica, alcançam melhor seu público.
Um exemplo de Big Data muito famoso é o da Nike, que criou um software que é utilizado durante a corrida e informa velocidade, distância, batimentos cardíacos e outros dados do atleta.
São práticas antiéticas de SEO (Search Engine Optimization) para posicionar bem um site em mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
Derivados dos termos ingleses “web” e “log” – este último significa “registro” – sendo assim, o blog é um local na internet onde você guarda registros ou conteúdos, seja pessoal, técnico ou comercial, mantendo uma certa frequência.
Blogs são muito utilizados para gerar tráfego e envolvimento para as marcas, principalmente via mídia digital ou SEO.
Código ou programa que simula, na maioria das vezes, ações humanas de forma repetida de maneira padrão do mesmo modo que um robô faria.
Parte do tráfego online originada pelas atividades geradas artificialmente por bots.
Significa Conteúdo de Marca, ou seja, a criação de um conteúdo que tem uma ligação direta com uma marca. A Coca-Cola, por exemplo, oferece no seu blog conteúdo interativo e dinâmico com o intuito de estimular experiências de felicidade e não apresenta seus produtos. Mas essas experiências, que remetem ao valor da marca, fazem com que as vendas aumentem como consequência.
O usuário pesquisa por um produto ou serviço e obtém o resultado com os sites ranqueados em forma decrescente por possuírem bons conteúdos e não por investimento pago. Por exemplo, quando você pesquisa ‘apple’ no Google, o primeiro resultado, desconsiderando o anúncio, é o do site da empresa, que é referência em qualidade de conteúdo.
Tráfego proveniente de anúncios veiculados nos resultados de buscadores online como o Google, não confundir com “busca orgânica”.
De forma bem simples, é uma personificação do cliente, um protótipo criado para que a empresa visualize o principal tipo de público que consome o seu produto.
C
Cronograma e/ou programação com datas estabelecidas para que as estratégias de uma campanha de marketing de conteúdo sejam produzidas.
Código utilizado para informar ao Google sobre qual é a sua página de preferência, quando um site é duplicado. Logo, transfere a autoridade de uma versão antiga do site para a versão nova.
Teste realizado que funciona como ferramenta anti-spam para ter certeza de que o usuário do site é um ser humano e não um robô.
Programa de computador ou inteligência artificial que simula conversas com seres humanos via texto ou áudio.
Existem desde as versões mais simples que apenas respondem a pergunta pré-definidas até versões que parecem realmente conversar com a pessoa.
Tempo levado para que uma conversão de venda aconteça, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca ou produto até o fechamento da venda.
São arquivos de texto inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site consegue identificar esse visitante e suas preferências.
Conteúdo desenvolvido pela própria marca focado no seu público-alvo.
Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.
Sigla para Custo Por Aquisição/Conversão, é um formato de mensuração de campanhas de mídia digital baseado na fórmula: Investimento / Conversões.
Sigla para Custo Por Clique, é um formato de mensuração de campanhas de mídia digital baseado na fórmula: Investimento / Cliques.
Sigla para Custo Por Mil Impressões, é um formato de mensuração de custos de campanhas de mídia digital.
Fórmula: Investimento / (Impressões Totais / 1000).
Sigla para Custo Por Visualização, é um formato de mensuração de custos de campanhas de mídia digital baseada na quantidade de visualizações que um vídeo teve.
A forma como as visualizações de vídeo são determinadas dependem da plataforma e do tipo de anúncio a ser veiculado.
Fórmula: Investimento / Visualizações de vídeo.
Programa que é usado para encontrar e indexar páginas de um site, capturando informações das páginas e cadastrando os links encontrados. O Google, o Trivago e o Buscapé são sites que utilizam desse programa.
Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Assim como o próprio nome diz, sistemas de CRM servem para gerenciar o relacionamento com seus clientes, podendo oferecer as mais variadas funcionalidades para isso.
Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.
Sigla para Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo para personalizar a apresentação gráfica de páginas, como cores, fontes e etc.
Call-to-Action – A tradução literal seria “chamada para ação”. São elementos textuais ou gráficos que chamam o usuário a tomar uma ação, por exemplo “Compre aqui”, “Clique aqui”, “Inscreva-se” e “Matricule-se”.
Podem ser em formatos de botões digitais, textos com links e ícones.
Sigla para Click Through Rate, é uma métrica que mensura a taxa percentual de quantas vezes um anúncio foi clicado. A fórmula é: Cliques / Impressões.
D
Dark posts são publicações de redes sociais que não aparecem como públicos na página, normalmente são anúncios que apenas aparecem para o público-alvo definido pelo anunciante.
Dark social é um termo cunhado por Alexis C. Madrigal, um editor sênior no Atlântico, para se referir ao compartilhamento social de conteúdo que ocorre fora do que pode ser medido por programas de análise da Web. Isso ocorre principalmente quando um link é enviado via bate-papo on-line ou e-mail, em vez de compartilhado em uma plataforma de mídia social, a partir do qual as referências podem ser medidos.
Fonte: https://www.techopedia.com/definition/29027/dark-social
É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Exemplo: www.rapoza.com.br
Demand-Side Platforms, sistemas que permitem a compra de mídia digital por anunciantes.
E
Livros digitais como significado geral, no contexto do marketing são publicações digitais, normalmente em formato PDF, falando sobre um determinando tema específico.
Comércio eletrônico, no qual é possível vender o produto online e estabelecer contato frequente com o público. No Instagram mesmo, lojas virtuais de vários segmentos são responsáveis por movimentar o mercado.
Métrica do Facebook controlada por um algoritmo que define quais posts aparecerão no feed de notícias. É sustentado por três fatores: afinidade do post com o usuário, formato do post e o quão recente é o post.
Também chamado de envolvimento, são interações que os clientes possuem com uma marca, seja por meio de likes, comentários, respostas, clicks nos links, etc.
Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
Página de erro que aparece quando você busca por um determinado endereço no site e o destino não existe mais.
Termo que abrange as competições envolvendo jogos eletrônicos e que vem ganhando cada vez mais alcance e adeptos.
É uma tecnologia que somente é ativada quando o usuário demonstra a intenção de sair do site, vem sendo cada vez mais utilizada principalmente para pop-ups, substituindo os pop-ups que aparecem ao acessar o site e evitando que a experiência do usuário fique assim comprometida.
F
Frequently Asked Questions é uma expressão em inglês usada para responder às dúvidas mais frequentes dos usuários, em sites é muito comum.
Formato ou link de dados que serve para “alimentar” plataformas com informações atualizadas, antes utilizado apenas para blogs, o termo de expandiu e agora também pode ser usado para podcasts, produtos, redes sociais e demais aplicações digitais onde há necessidade de uma atualização constante.
Muito utilizado em e-commerces, o feed de produtos é uma conexão que integra o banco de dados de produtos de uma loja a uma aplicação na internet.
As aplicações que normalmente utilizam feeds de produtos são plataformas de anúncios, marketplaces, redes de afiliados, redes sociais, sites de comparação de preços e CRMs.
Principal local na plataforma de redes sociais onde aparecem as publicações dos usuários que você segue. É onde aparecem as fotos de quem você segue no Instagram, as publicações de amigos ou páginas no Facebook e os tweets de quem você segue, no caso do Twitter.
Também conhecido apenas como “RSS”, é um formato de feed utilizado por blogs para transmitir os seus conteúdos a outras plataformas, como por exemplo um agregador de conteúdo – conhecidos também como leitores RSS – facilitando ao usuário que pode ler em apenas um lugar as notícias de vários blogs e portais da internet.
São clientes que já comprovaram da qualidade do produto/serviço oferecido pela marca e adquiriram conhecimento e confiança sobre a mesma. Com isso, eles passam a defender a marca para as pessoas próximas.
Formulário onde o usuário realiza uma ação desejada no site, como por exemplo uma matrícula ou contato comercial.
Termo utilizado para descrever a jornada do usuário no processo de conversão, desde a sua prospecção, muito utilizado no e-commerce.
Possui esse nome porque o topo do funil onde ocorre a prospecção possui mais usuários e por isso é maior, durante as etapas para conversão, os usuários vão diminuindo e visualmente essas camadas vão se afinando a cada etapa, à semelhança de um funil.
O funil de conversão é uma forma visual de estruturar os dados do processo de conversão para análise e normalmente suas etapas são classificadas como:
As ações e táticas a serem tomadas em relação ao usuário são então definidas conforme a etapa onde esse se encontra no funil.
G
Regulamentação Geral de Proteção de Dados, em português, idealizado em 2012 e aprovado em 2016 pela União Européia, que mudou a obrigação das empresas que lidam com os dados das pessoas, tendo como objetivo aumentar a privacidade dos indivíduos online.
A GDPR afeta diretamente toda empresa que utilize dados de usuários dos países da União Europeia. Assim, no Brasil, empresas que tratam dos dados dos cidadãos europeus e até de pessoas que morem por lá também estão obrigadas a seguir às regras do regulamento. Portanto, é válida em todos os países que tenha essa relação com a UE.
Prática utilizada para definir um limite geográfico com o intuito de fazer com que as empresas se comuniquem com seus clientes que ocupam esse espaço delimitado.
Mostra do conteúdo para determinado usuário de acordo com sua posição geográfica. O Google, por exemplo, leva em consideração o domínio acessado, se existem restrições de idiomas e de país e a localização do usuário, dentre outros fatores.
Algoritmo que o Google criou em 2013, definido como rápido e preciso como um beija-flor, no quesito de busca de conteúdo. Seu objetivo é ir além das palavras-chaves ao interpretar sinônimos, contexto, localização e buscas anteriores.
Algoritmo criado pelo Google para verificar a qualidade dos conteúdos postados em um site e, consequentemente, inibir que conteúdos de baixa qualidade sejam criados e postados para os usuários.
Algoritmo criado pelo Google para verificar a qualidade dos links utilizados nos conteúdos publicados nos sites. Como consequência, inibe a troca de links de baixa qualidade.
Termo criado para identificar um formato de trabalho no marketing
onde o foco é a experimentação e o rápido crescimento.
Post em um blog ou portal de notícias escrito por um convidado e não pelos autores que regularmente produzem conteúdo.
Ferramenta que permite acompanhar a evolução de buscas de palavras-chave, tópicos e assunto do momento de maneira gratuita.
H
É a falha na entrega de emails por uma razão permanente, como um endereço de email que não existe.
São elementos de HTML que servem para definir títulos e subtítulos no conteúdo de um site. São extremamente importantes não somente para a leitura como também para o SEO.
Sigla para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para codificação de páginas na web.
I
Número de vezes que o seu conteúdo foi exibido para alguém, sendo possível que uma mesma pessoa seja contabilizada na taxa de impressões diversas vezes.
É uma técnica de captação de leads através de redes sociais, criação de contéudo, SEO e marca. Envolve também após a captação, a gestão do relacionamento com esses leads.
No marketing digital é o ato de inserir as informações de uma página no servidor de um buscador – Google por exemplo – para que estejam disponíveis para serem procuradas por um usuário.
Também conhecido como Influencer o influenciador digital é uma pessoa ou marca que possui alcance e envolvimento através da internet – seja por redes sociais, sites ou blogs – e que é capaz de influenciar a opinião da sua audiência.
Publicidade presente dentro dos mundo dos jogos, como por exemplo a Coca-Cola e o Mc Donalds em outdoors dentro do jogo.
Não necessariamente algo novo, mas cada vez mais presente no cenário digital, são as vendas que acontecem somente no meio digital, através da utilização de e-mails, Skype ou outras plataformas digitais para contato.
Anúncio em vídeo que é veiculado dentro de outro vídeo, podendo ser pre-roll, mid-roll ou end-roll.
Também conhecida pela sigla IA, é a capacidade de sistemas eletrônicos de exercer ações semelhantes à inteligência humana. Normalmente é confundida com Machine Learning.
No marketing digital é a análise de informações no ambiente digital – aplicativos, sites, sistemas de envio de e-mail marketing, mídia digital, CRMs e outros – para entender o comportamento do usuário e assim desenvolver melhores formas de se relacionar com este.
K
Sigla para Key Performance Indicators. São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.
L
Uma página com foco principal em gerar conversão, tendo apenas conteúdo relacionado ao objetivo desejado, gerar leads por exemplo.
Layout é toda organização de elementos textuais e gráficos, de forma simples, praticamente toda peça publicitária. No marketing digital muitas das vezes utilizamos layout para falar da parte gráfica do site.
Um possível cliente que deixou seus dados de contato, após um trabalho com essas bases de contato as empresas podem convertê-los em clientes e se for possível, até mesmo defensores.
Ranqueamento realizado para determinar se determinado lead possui maior ou menor potencial de se converter em um cliente.
Processo de conquistar links externos referenciando o seu site, objetivando melhorar a sua credibilidade e a sua autoridade de domínio para poder ranquear melhor nas pesquisas orgânica de buscadores como o Google.
Links que levam para páginas fora do seu próprio site.
Links que levam para páginas dentro do seu próprio site.
Anúncios pagos veiculados nos resultados de pesquisas dos mecanismos de buscas como o Google, possuem quase o mesmo formato dos resultados não pagos.
São as palavras com menor volume de busca, palavras que as pessoas normalmente não buscam tanto, por exemplo “sapatos” é uma palavra comum, enquanto “sapatos femininos para andar na neve” pode ser considerada incomum e por isso da cauda longa.
Proveniente do inglês “Long Tail Keyword” esse termo surgiu devido à forma como as buscas por palavras-chave aparecem visualmente nos gráficos, com poucas tendo bastante volume de buscas e várias com pouco volume de busca, formando assim respectivamente um pico alto e curto, e uma cauda longa no gráfico.
M
Aprendizado de Máquina em português é a capacidade de sistemas computadorizados de “aprenderem” a partir de dados históricos analisando padrões, anomalias e correlações utilizando algoritmos especiais. Sendo assim capazes de prever e/ou agir em situações futuras.
Machine learning hoje é utilizado em uma série de aplicações, desde anúncios em mídia digital até pesquisas médicas.
É a atividade, mix de métodos e processos para criar, comunicar, entregar e comercializar produtos que possuem valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Fonte: American Marketing Association
Uma tática de marketing digital voltada a atrair e informar clientes através da produção de conteúdo.
É uma área do marketing focada em criar, comunicar, entregar e comercializar produtos para clientes internos ou externos via o meio digital.
Apesar de ter um significado mais amplo, hoje é comumente conhecido pela parte de comunicação.
Dados que dão informações sobre outros dados, na prática do marketing digital são informações não visíveis que são inseridas em uma página para informar aos buscadores sobre o que é aquele conteúdo e assim eles poderem indexar mais facilmente.
Descrição curta sobre o conteúdo de uma página, serve como um pequeno resumo para informar os usuários e também é mostrada nos resultados de pesquisas por buscadores como o Google.
Formatos pré-estabelecidos de linhas de código para HTML para incluirem metadados a serem utilizados nas páginas.
Também conhecido como Micro Influencer é o Influenciador Digital que possui uma audiência de tamanho considerado baixo – médio, não há um número exato da audiência para definir o microinfluenciador, por ser algo relativo, mas pode se dizer que costumam ter entre 10 mil a 100 mil seguidores.
Compra de espaços publicitários por meio das plataformas tecnológicas digitais ou softwares, sem a precisão de lidar de forma direta com as pessoas, obtendo as opções de compra, programação ou cancelamento de compra, tudo por meio do próprio sistema. Facebook ADs e Google ADs são dois exemplos de mídia programática.
Termo utilizado para definir celulares, smartphones e em alguns casos: tablets.
Termo utilizado para classificar os sites que são criados pensando primeiramente na sua versão para dispositivos móveis e depois adaptados para desktop, o que normalmente é feito ao contrário.
Graças ao aumento generalizado de acessos via celulares e smartphones, essa opção de site vem sendo cada vez mais utilizada.
N
Histórias que se propagam por meio de várias plataformas de comunicação, sendo multimídia e conversando entre si. Um exemplo bem atual é a personagem Vivi Guedes, de “A Dona do Pedaço”, estrelada por Paola Oliveira. A personagem saiu da novela e foi parar nas redes sociais e em comerciais de televisão.
Utilizado pelo e-commerce, NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul”, é um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar o tipo de mercadoria e facilitar o comércio internacional.
Técnica utilizada para informar aos mecanismos de busca que um determinado link de um site não deve ser considerado no ranqueamento.
Técnica de marketing digital que busca através de ações e conteúdos informativos aumentar a probabilidade de um lead se transformar em um cliente.
O
Sites e outros elementos externos ao domínio em questão.
Normalmente utilizado em SEO para designar as influências externas que afetam o ranqueamento do site em mecanismos de busca.
Omnicanal em português é a prática que as empresas vem estabelecendo, principalmente no varejo, de permitir que o cliente entre em contato com a empresa em qualquer um dos seus canais de comunicação, mas que ao mesmo tempo o relacionamento desse cliente seja o mesmo em todos esses canais.
Pop up que aparece quando o usuário faz menção de sair de um site.
Conteúdo, meta tags e outros elementos dentro do domínio em questão.
Normalmente utilizado em SEO para designar as influências internas que afetam o ranqueamento do site em mecanismos de busca.
Opção por receber ou não conteúdos promocionais, informativos ou de outra natureza, em formulários de cadastro. Pode ser utilizada para qualquer meio digital como SMS, e-mail ou Whatsapp.
Prática onde o usuário além de aceitar o recebimento de conteúdo durante o momento do cadastro, deve aceitar também via e-mail.
Possui como foco levar a mensagem até o usuário ao invés de esperar que ele procure pelos serviços da empresa. Quase todo tipo de anúncio veiculado para o público-alvo quando este não está ativamente procurando pelo produto em questão é considerado outbound marketing.
Anúncio em vídeo que NÃO é veiculado dentro de outro vídeo, seja pre-roll, mid-roll ou end-roll.
P
Processo em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar determinado conteúdo com mais rapidez. Um exemplo disso são os e-books fornecidos pelas empresas de forma gratuita a fim de vender seu serviço numa ocasião oportuna.
Pontuação criada pelo Google para avaliar os sites, vários fatores são considerados desde a estrutura e o conteúdo do site até o comportamento do usuário neles.
É o título da página, aparece na aba do navegador quanto você acessa um site. É a primeira linha de texto que aparece no link para o seu site nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca como o Google.
Visualizações de página, é a quantidade de vezes que você visualizou uma página, contabiliza cada vez que a página for carregada. Não confundir com sessão ou usuário único.
É a palavra ou frase que ativa uma busca, por exemplo quando você procura por “sapatos”, a palavra-chave “sapatos” ativa resultados de pesquisa relacionados a sapatos.
As palavras-chave são muito utilizadas tanto em links patrocinados quanto SEO.
Adição de parâmetros a uma URL com o intuito de rastrear informações sobre aquele link específico quando um usuário o clicar.
Quando o usuário clica, essas informações são passadas para o webanalytics do site, sendo assim você pode saber de onde o link veio, de qual campanha, por qual tipo de anúncio e etc.
Representação fictícia, por meio de personagens, do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre o comportamento e características dos clientes de uma empresa.
Por exemplo: Júlia, 25 anos, graduada em Publicidade e Propaganda, tem uma empresa de marketing digital, mora sozinha e ama viajar! Não tem tempo de planejar viagens, pois trabalha muito e precisa que alguém faça isso por ela. Logo, se a sua empresa for especializada em viagens, a Júlia é o seu público-alvo.
Técnica de SEO que tem um conteúdo estrutural sobre um tópico do site, no qual os usuários são direcionados para a página pilar por meio de links existentes em outros conteúdos.
Compromisso que utiliza de termos para proteger os dados pessoais do usuário. Esses termos destinam-se a ajudar o usuário a entender quais informações são coletadas e como você pode atualizar, gerenciar, exportar e excluir essas informações. O Google utiliza-se bastante desse recurso, até para que seja gerado um sentimento de confiança do usuário pela marca.
Termo inglês para “publicação” ou “publicar”, é utilizado para todo tipo de situação onde uma pessoa deveria publicar algo, como redes sociais ou blogs.
Construção da reputação da marca nos meios digitais através de conteúdo de qualidade, relacionamento e frequência gerada. A reputação boa da marca demora anos para ser construída, precisa ganhar respeito e admiração de seus consumidores. No entanto, pode ser quebrada em questão de horas, por isso, as marcas precisam estar atentas com os conteúdos que geram.
É o endosso social, um testemunho ou outra forma de avaliação que as pessoas dão a algo ou alguém, pode ser uma página, estabelecimento, pessoa ou marca.
Produtores de conteúdo, usuários ou empresas que produzem e publicam conteúdos, seja em formato de texto, vídeo ou áudio.
Sigla usada para “Pay with a tweet”, que nada mais é que o pagamento social.
Q
Avaliação e classificação de leads conforme seu potencial para conversão em um cliente, afim de facilitar e priorizar os esforços da equipe de vendas.
R
Em inglês Augmented Reality ou AR como o próprio nome diz é a adição artificial de elementos à realidade. Esse conceito normalmente é aplicado a dispositivos que através de uma câmera e um software, criam novos elementos digitais que se mesclam – na tela – aos elementos da realidade.
Em inglês Virtual Reality ou VR. É a experiência de estar imerso em um mundo completamente virtual, normalmente através de óculos para realidade virtual que permitem que você movimente seu campo de visão com movimentos da cabeça e manipule objetos utilizando controles próprios.
São redes que fazem a intermediação entre publishers – denominados afiliados – e empresas que querem vender produtos, a cada produto vendido a partir do site do publisher, esse ganha uma comissão pela venda.
É uma grande rede de sites e aplicativos para celular onde o Google Ads veicula anúncios gráficos ou de texto.
Redirecionamento feito de uma página para outra, quando um usuário entra na página antiga, ele é redirecionado para a nova. Esse redirecionamento também possui a vantagem de redirecionar toda autoridade de domínio da página antiga para a nova, sendo muito utilizado em SEO.
Remarketing é a veiculação de anúncios para usuários que já visitaram o seu site.
Geralmente utilizado como um público para segmentação em mídia de performance, ele é criado utilizando-se de um cookie que é implementado no navegador do usuário, que o identifica através da internet em sites que possuem a capacidade para identificar esse cookie específico.
Sigla para Return On Advertising Spend ou em português: Retorno Sobre Gastos de Publicidade.
É o calculo realizado para saber o retorno em faturamento para cada real gasto em mídia digital paga, não levando em consideração outros gastos, muito utilizado em mídia de performance.
O cálculo é ROAS = (lucro/custos em mídia) * 100.
Sigla para Return On Investment ou em português: Retorno sobre Investimento.
É o calculo realizado para saber quantos reais foram ganhos para cada real investido.
O cálculo é ROI = (lucro/investimentos) * 100.
S
Extração de informações relevantes de determinado site para que sejam analisadas posteriormente, sendo utilizado para aprimorar a tomada de decisões. SEMRush, Buzzsumo, Ahrefs, SimilarWeb, Hunter.io são alguns dos recursos de extração no mercado.
Sigla para Search Engine Marketing ou em português: Marketing para Mecanismos de Busca.
São as técnicas voltadas para posicionar o site em melhor lugar nas buscas seja através de resultados pagos como os links patrocinados ou resultados orgânicos através de SEO.
Sigla para Search Engine Optimization ou em português: Otimização para Mecanismos de Busca.
São técnicas e procedimentos voltados a melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca.
Métrica utilizada em web analytics, representa os acessos a um site, normalmente conta como uma sessão até 30 minutos após a última interação que o usuário tiver com um site, independente da quantidade de páginas que ele visualizou.
Sigla para Search Engine Results Page ou em português: Página de Resultados do Mecanismos de Busca.
Assim como o nome diz, é a página que traz os resultados quando você busca por uma palavra-chave nos mecanismos de busca,
Uma lista de links do site, organizada de forma a ser lida de forma estruturada em hierarquias e papeis definidos.
Há a versão utilizada para usuários que normalmente fica no rodapé do site, mostrando as principais páginas, e há a versão em XML utilizada pelos mecanismos de busca para rastrear e indexar os links do seu site.
Stock Keeping Unit (SKU), em português Unidade de Manutenção de Estoque está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador.
É a falha na entrega de emails por uma razão temporária, como caixa de emails cheia.
Programa que contém um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. Esses comandos são ações criadas dentro do programa e que permitem seu funcionamento. Esse programa consiste em informações que podem ser lidas pelo computador.
É o modelo de Landing Page focado na captação de emails.
O termo Security Socket Layer é uma proteção padrão, utilizada em certificados SSL, para que seja possível manter uma conexão segura com a Internet. Essa proteção é fundamental para que os usuários não sejam enganados, principalmente ao comprarem em lojas virtuais, já que utilizam de informações pessoais.
Supply Side Platform é uma plataforma que vende o inventário de mídia em tempo real. Enquanto a DSP é utilizado para compras de impressões com o objetivo de oferecer o maior ROI (Retorno Sobre Investimento), a SSP permite maximizar ao máximo o preço por impressão vendida. O Google e o AppNexus são dois dos players que atuam no Brasil.
T
Taxa que representa a porcentagem dos visitantes que converteram na página.
A fórmula é: taxa de conversão = conversões / visitantes.
Teste realizado com dois ou mais objetos diferentes para fins de comparação, podem ser sites, campanhas ou até mesmo e-mails.
Exemplo: para metade dos visitantes você mostra um site A e para a outra metade um site B, após isso compara quais sites obtiveram melhores resultados.
Fluxo de usuários que acessa um determinando site, sistema ou aplicativo, normalmente contabilizado pelo próprio servidor onde estes estão hospedados ou por uma ferramenta de webanalytics.
Plataformas de gerenciamento centralizadas utilizadas por agências de publicidade especializadas em mídia programática e compra de público.
Métrica utilizada o Email Marketing sendo calculada pelo número de pessoas que abriu a mensagem dividido pelo número de pessoas que recebeu a mesma.
taxa de abertura= x pessoas que abriram a mensagem
x pessoas que receberam a mensagem
Plataforma de anúncios da rede social Twitter que permite alcançar mais pessoas, segmentando-as de acordo com o público-alvo.
U
Identificador de Recursos Universal que identifica tudo que está na Internet para que não haja confusão. Por exemplo, email: contato@rapoza.com.br
Endereço eletrônico que permite que o seu site ou blog seja encontrado na Internet. O nosso, por exemplo, é http://rapoza.com.br/
Representação digital de uma pessoa ou máquina acessando um determinado site ou aplicativo.
É importante entender que mesmo máquinas podem ser contabilizadas como usuários porque em alguns casos determinado tráfego pode ser causado por bots e não pessoas.
V
Ver Sessão.
Ver Usuário.
Quando um visitante acessa um site e tem um cookie instalado no seu computador, será contabilizado o mesmo visitante em diversas ocasiões. Sendo assim, é possível ter conhecimento de quantas pessoas acessaram o site, sem contar a mesma pessoa várias vezes.
Visitante único que tenha acessado o site várias outras vezes.
Contagem da visualização de vídeos. O Google, por exemplo, utiliza do tempo do vídeo, do IP e da conta. No Youtube mesmo, um vídeo só é considerado visto caso tenha no mínimo uma duração de 30 segundos.
W
Área voltada a mensurar e contabilizar dados digitais sobre usuários, sejam dados de acesso, demográficos, comerciais, comportamentais, geográficos e demais outros tipos de dados possíveis de serem captados via internet.
Palavra proveniente da junção entre “web” e “seminário”, é uma palestra, aula, debate ou outro tipo de conteúdo de cunho educacional que é disponibilizado ao vivo via webconferência, a participação dos espectadores é limitada ao chat onde podem realizar perguntas aos palestrantes.