contato@rpzestrategia.com.br
+55 62 98271-1083

O Que É Análise SWOT e Como Incorporá-la Na Sua Empresa

Publicado por: RPZ
Categoria: Marketing
Análise SWOT

Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades existem na vida de todos nós e com as empresas não seria diferente. No entanto, analisar minuciosamente esses aspectos é crucial para o conhecimento pleno do seu negócio. É aí que começamos a falar de Análise SWOT. 

Quais vantagens a Análise SWOT possui?

Informações baseadas em dados

Para construir uma matriz SWOT bem estruturada é preciso fazer pesquisas bem elaboradas e sintetizá-las nos quadrantes existentes. Ao fazer essas pesquisas, sua matriz já contará com dados reais e não apenas achismos. Isso possibilita que a empresa trabalhe em cima de dados concretos e verdadeiros.

Estratégias assertivas

Com os dados em mãos, é hora de estudá-los e analisá-los de forma bem detalhada para extrair o máximo de informações importantes que podem nortear no momento da criação de estratégias. Assim, as chances dessas estratégias serem assertivas é muito maior.

Organização

Com os quatro quadrantes existentes na matriz, é muito mais fácil organizar as informações adquiridas. Isso facilita todo o processo e não deixa passar nenhum dado importante, ou seja, há uma visão clara das coisas. Essa organização possibilita um planejamento mais bem produzido.

Novas ideias

Quando todas as informações adquiridas são colocadas no papel de forma organizada, é possível que se encontre dados que antes a empresa não tinha prestado muita atenção. Isso possibilita o brainstorm de novas ideias para melhorar o que já é bom e resolver o que precisa ser resolvido.

O que é Análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para gerir e planejar as estratégias de empresas e novos projetos. 

Pode ser usado para realizar análise competitiva, planejamento estratégico ou qualquer outro estudo. Isso ocorre porque, por meio da ferramenta, uma empresa pode identificar qualquer fator ambiental que desempenha um papel favorável ou desfavorável em qualquer âmbito do seu negócio. 

Além disso, a análise SWOT possui quatro quadrantes: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. 

Forças

As forças dizem respeito aos elementos internos da empresa que possuem uma vantagem se comparado com a concorrência, por exemplo: um hotel que fica de frente a praia, um banco que possui facilidade de acesso, uma universidade que tem o corpo docente qualificado, dentre outros.

Fraquezas

As fraquezas funcionam de forma contrária às forças, ou seja, dizem respeito aos elementos internos da empresa que possuem uma desvantagem se comparado aos concorrentes, por exemplo: funcionários desmotivados, falta de treinamento, identidade visual antiquada, dentre outros. 

Oportunidades

As oportunidades, nada mais são, que os elementos que criam um cenário favorável para a empresa, não-controláveis, uma oportunidade que pode se tornar uma força caso seja aproveitada da melhor maneira, por exemplo: parceria com melhores fornecedores, mudanças na legislação, demanda por produtos específicos, dentre outros.

Ameaças

Em contrapartida às oportunidades, as ameaças são os elementos que criam um cenário desfavorável para a empresa, no entanto a empresa não tem controle sobre isso, são ameaças externas, por exemplo: alteração no gosto e hábito dos clientes, novas tecnologias, novos concorrentes, dentre outros. 

Sendo assim, os pontos fortes e pontos fracos podem ser trabalhados para serem melhorados e a identificação de riscos e oportunidades se faz necessária para que haja modificações.

Para resumir, as forças e as fraquezas estão ligados a parte interna da empresa, onde podem ser avaliados as atividades, recursos, vantagens competitivas, equipamentos e localização. Já as ameaças e oportunidades levam em consideração os fatores externos, como concorrência, escassez de mão de obra, pirataria de produtos, catástrofes ambientais, mercado, legislação.

Feita essa análise, a próxima etapa é cruzar as informações obtidas em cada quadrante para criar estratégias e planos de ações para melhorar o seu posicionamento. A partir daí, priorize suas ações, busque melhoria contínua, previna riscos e busque mais oportunidade para crescimento. 

Para concluir, a análise SWOT consiste em maximizar os pontos fortes, minimizando as fraquezas, para que a empresa possa aproveitar as oportunidades externas listadas enquanto supera as ameaças identificadas.

Autor: RPZ

Deixe um comentário