O mundo do Marketing sofreu uma mudança drástica com a chegada da Internet, a era do Marketing tradicional é considerada ultrapassada, na maioria dos casos.
Você se lembra qual foi a última vez que esperou um comercial na TV para comprar um produto/serviço do seu interesse? Provavelmente não, porque nos últimos anos você apenas pegou seu celular ou computador, abriu uma aba de pesquisas e encontrou tudo que precisava, não foi?
Essa transformação fez com que o marketing precisasse se adaptar e foi aí que o Inbound Marketing surgiu. Quer saber mais? Continue com a gente.
Não é interessante atrair para o seu domínio pessoas que não tem nenhuma relação com a marca e que não buscam pelos produtos/serviços que sua empresa oferece. Por isso, com essa estratégia é possível alcançar um público bem segmentado, o que acaba aumentando as chances de conversões.
Ao oferecer conteúdos relevantes e de qualidade, seu público-alvo verá sua empresa como uma autoridade e por isso levará em consideração as suas recomendações e dicas.
Com todo esse conteúdo que é entregue de forma recorrente e a longo prazo, com o tempo, o usuário é sendo convencido de que a sua marca é a que ele procura e passa a ter certeza de que seu produto/serviço vai satisfazê-lo.
Conteúdos relevantes contam com o SEO para se destacar, sendo assim, os gastos são mais focados em profissionais ao invés de tráfego pago, o que diminui consideravelmente os custos de uma empresa.
Os criadores da teoria e da empresa HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, definem o Inbound Marketing como qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.
Basicamente é uma estratégia focada em atrair, educar e capacitar os consumidores por meio de conteúdos relevantes que realmente vão ajudá-los e guiá-los até que estejam prontos para comprar o produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Ou seja, é o conteúdo com contexto.
Assim, o objetivo é descobrir quais são os problemas do consumidor e por meio da sua marca apresentar a solução, geralmente com conteúdo grátis (blogs, e-books, infográficos, landing pages e vídeos, por exemplo).
Para entender de forma certeira como funciona o Inbound Marketing, precisamos esclarecer antes como acontece a jornada do consumidor, processo que começa desde o interesse até a compra final.
Basicamente são 4 estágios: atrair, converter, vender e encantar o consumidor.
Para conseguir uma conversão no meio digital é preciso surpreender o consumidor e torná-lo um visitante frequente no seu site, ou seja, transformar desconhecidos em visitantes frequentes. Isso é feito por meio de postagens no blog, SEO e redes sociais.
Nesta etapa o objetivo é converter esses usuários, seja por meio de um cadastro, um telefonema, baixar um e-book, avaliar os preços, dentre outros. Com isso, transformar os visitantes mais engajados em leads.
Aqui, depois de nutrir os leads por um tempo considerável com informações relevantes para eles, a venda é fechada, ou seja, é a hora de transformar os leads em consumidores. Esse processo é feito pela empresa por meio de ligações, reuniões e emails personalizados.
Na pós venda, o intuito é encantá-lo para que ele se torne um defensor da marca. Sendo assim, o usuário deixa de ser um mero consumidor e se torna um promotor da marca. Esse comportamento é possível caso o cliente tenha uma ótima experiência, receba conteúdos de qualidade, newsletters e um canal aberto para contato com a marca.
Em outras palavras, utilizar o Inbound Marketing durante a Jornada de Compra do Consumidor pode render muito mais clientes (fidelizados) para a sua empresa.
Agora que você já sabe o básico de Inbound Marketing, que tal contratar quem entende do assunto para construir o conteúdo de qualidade da sua empresa?