Criar e impulsionar campanhas nas redes sociais, além de mostrar sua marca para as pessoas, faz com que você consiga alguns dados que ajudam a chegar no seu público-alvo com mais facilidade.
No entanto, às vezes esses dados não fornecem o material necessário, sendo assim você pode criar as chamadas URLs parametrizadas com foco em capturar esses dados nas campanhas.
Antes de nós explicarmos o que é, vamos apresentar os benefícios que você terá ao utilizar desse método:
Estes links permitem que você identifique a origem do tráfego que visita ou faz alguma ação dentro do seu site. Com isso, você pode conhecer melhor quem são seus leads e promover campanhas específicas para eles.
Ainda é possível observar qual anúncio ou conteúdo tem gerado mais interação e venda. Assim, você pode descartar o que não tem trazido resultado e otimizar seu tempo para chegar ao seu objetivo mais rápido.
Com os conhecimentos citados acima, você consegue economizar muito dinheiro, já que vai investir apenas no que tem gerado resultado ao invés de jogar suas apostas no escuro.
São links gratuitos, que usa de códigos implementados para “taguear” uma URL e extrair informações de tráfego dos usuários que a visitaram. Ou seja, é como se o tráfego fosse rastreado por essas URLs.
Para medir essas URLs são usados os parâmetros e o mais famoso deles são os parâmetros UTM (Urchin Tracking Module), que em português significa módulo de rastreamento urchin.
Este é usado no link da sua campanha e serve para que você entenda como os usuários visitaram seu site e o que fizeram por lá, além disso eles são mais usados em redes sociais.
Vamos usar exemplos fictícios de uma promoção de Black Friday no site da Rapoza.
1 – Acesse a ferramenta URL Builder do Google
2 – Preencha a URL original da página de destino, no caso a URL do seu site. (no exemplo colocamos o site da Rapoza)
3 – No campo “Campaign Source, você vai identificar qual a fonte do link da campanha, por exemplo: no Google, pop-up ou blog. (no exemplo colocamos o Google)
4 – No campo “Campaign Medium”, você vai identificar o tipo de meio que será utilizado para promover o link. (no exemplo usamos o cpc)
5 – No campo “Campaign Name”, é o nome que você encontrará a campanha no Google Analytics. (no exemplo utilizamos “Black Friday Rapoza)
6 – No campo “Campaign Content”, que é opcional, utilizado para testes A/B e anúncios segmentados por conteúdo, para ajudar a diferenciar anúncios ou links que apontam para uma mesma URL.
Ao finalizar, a ferramenta te entregará a URL Parametrizada pronta. No caso do nosso exemplo, a URL ficou assim: https://rapoza.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=blackfriday&utm_term=Black%20Friday%20Rapoza
Pronto, você já poderá divulgar sua campanha.
Pois bem, em resumo, as URLs parametrizadas servem para mensurar quando os usuários visitam sua campanha e descobrir a origem dos mesmos, ou seja, analisar melhor os resultados.
Ficou claro? Conte aqui nos comentários qualquer dúvida ou sugestão de tema que a gente escreve. 🙂