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Porque meu anúncio não está aparecendo para mim?

Publicado por: RPZ
Categoria: Mídia Paga

Uma das dúvidas mais recorrentes de anunciantes é quando ele não consegue ver seu anúncio sendo veiculado, seja nas pesquisas do Google, em sites, Youtube ou redes sociais como Instagram e Facebook.

A agonia é grande, nós sabemos, isso acaba gerando muita desconfiança por parte dos anunciantes com as agências e até mesmo com os veículos em questão, como portais ou o Google e o Facebook.

Existem vários fatores que podem fazer com que seu anúncio seja mostrado para você:

 

Orçamento diário

A maioria das ferramentas de mídia programática trabalham com orçamentos diários. você tem um orçamento total do mês ou período e divide o orçamento total pela quantidade de dias, pronto, este é o seu orçamento diário.

Quando o orçamento diário acaba, os anúncios param de ser veiculados naquele determinado dia, mas no próximo dia eles são mostrados novamente até o orçamento diário chegar novamente ao limite e assim sucessivamente.

Isto é feito por vários motivos dentro da estratégia de mídia da campanha, o principal é para que você tenha tempo de corrigir ou otimizar a campanha ao longo deste período, ao invés de gastar tudo de uma vez na primeira semana por exemplo.

Sendo assim, um dos motivos para você não ver o seu anúncio pode ser porque o orçamento diário da sua campanha atingiu o seu limite.

 

Método de exibição

Quando você cria uma campanha, alguns veículos permitem que você escolha se você quer veicular de forma acelerada, mostrando para as primeiras pessoas que entrarem no site ou buscarem suas palavras-chave, ou se você prefere da forma padrão onde o veículo irá mostrar o seu anúncio com parcimônia ao longo do dia, principalmente para aquelas pessoas que ele acredita que terão mais interesse pelo seu produto.

Quando você utiliza a forma acelerada, o seu orçamento diário pode acabar MUITO RÁPIDO e por isto como vimos ali em cima, seu anúncio acaba não sendo visualizado.

A escolha do método de exibição depende da estratégia de mídia da campanha.

 

Lance

Boa parte da mídia programática trabalha com Real Time Bidding (RTB) ou leilão em tempo real, onde basicamente você dá lances por palavras-chave ou públicos, seus lances então são utilizados para participar de leilões por espaços publicitários na mesma hora que o usuário procura na pesquisa ou entra em um determinado site.

Quando seu lance perde, seja por estar baixo ou por outro motivo que pode afetá-lo  – você não ser o público-alvo por exemplo – seu anúncio simplesmente não aparece para você, mas pode estar aparecendo para outras pessoas, muito provavelmente para quem realmente é o seu potencial cliente.  

 

Segmentações

Aqui podemos elencar mais uma miríade de fatores que afetam a forma como o seu anúncio aparece (ou não) para os usuários como por exemplo a localização geográfica, sexo, idade, tipo de público, desktop, mobile, tablet e remarketing.

O remarketing, explicando de forma simplista, é o tagueamento do usuário pelo site, o site identifica aquele usuário que o acessou e quando o usuário visita outro site, a plataforma de anúncios sabe que usuário é aquele.

Pois bem, dependendo da estratégia de mídia empregada, um usuário que acessou um determinado site pode ser excluído da segmentação, sendo assim se você acessou o seu próprio site, bom, vai acabar caindo nessa exclusão e não verá o seu anúncio.

 

Bloqueio de IP

Dependendo da necessidade e do anunciante, pode ser interessante o bloqueio de IP da rede da própria empresa, evitando assim que seus próprios funcionários procurem e cliquem nos anúncios, gerando gasto desnecessário.

Este tipo de exclusão funciona normalmente para IPs fixos e pode fazer com que você não veja o seu anúncio quando estiver utilizando a rede da sua empresa.

 

Como saber se o meu anúncio está aparecendo?

 

Acesso à conta

Nós da Rapoza – Mídia Inteligente normalmente damos acesso ao cliente para suas próprias contas de anúncios, para que ele possa acompanhá-las de forma transparente e realmente veja que seus anúncios estão sendo veiculados e bem cuidados. Somente não fazemos isso quando a plataforma realmente nos impossibilita.

Ferramentas de visualização

Algumas plataformas como o Google Ads possuem ferramentas para que você possa verificar se os seus anúncios estão sendo veiculados sem afetar o seu resultado com “falsas” impressões.

No caso do Google Ads temos o Ad Preview and Diagnosis Tool para anúncios do Google Pesquisa, que pode ser acessado pela agência e um link enviado para o cliente.

Verificação de terceiros

Anunciantes com grandes investimentos, podem utilizar de AdServers ou até mesmo verificação de terceiros como a ComScore.

Relatórios e resultados

É importante que a agência responsável emita os relatórios de resultados, mas o próprio anunciante precisa ter formas e métodos de avaliar o retorno que está tendo, seja em cliques, vendas ou reforço de marca, para poder não só comprovar o relatório da agência, como também auxiliar na otimização das campanhas.

 

Não fique procurando o seu anúncio por ai

Não fique procurando seu anúncio no Google ou demais sites, tudo bem, você não clicou você não será cobrado, mas isso gera impressões e abaixa a taxa de cliques por impressões (CTR).

Qual o problema disso?

A questão é que tanto a ferramenta quanto a própria pessoa responsável por realizar a gestão vão acabar entendendo que determinada palavra-chave ou site são inadequados, porque justamente possuem um CTR baixo, sendo que na verdade eles podem sim gerar um resultado muito bom.

O operador então exclui ou abaixa o lance desta palavra-chave ou site, os anúncios reduzem ou param de vez de serem visualizados e você acaba perdendo resultado por causa disso.

Por isto repetimos: não busque seu próprio anúncio por ai.

 

Autor: RPZ

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