Você já passou por isso?
De ficar perdido quanto a plataforma certa para que seu negócio se desenvolva?
A Rapoza vai te ajudar nisso. Separamos algumas plataformas para que você deixe seu site do jeito que sempre sonhou. E o melhor: sem dor de cabeça.
O CMS é a sigla que designa, em português, um Sistema Gerenciador de Conteúdo, que nada mais é que um aplicativo que interliga com seu navegador a fim de facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de sites, blogs e/ou portais.
Este entrega um esqueleto pronto e você só precisa adaptá-lo ao seu negócio. As plataformas de CMS mais utilizadas atualmente são três, o WordPress, o Joomla! e o Drupal. E é sobre eles que vamos falar mais sobre.
O mais conhecido dentre os usuários de CMS é o WordPress, que é referência na construção de sites por oferecer templates prontos e personalizados. Além de possuir uma enorme variedade de plugins que são facilitadores no momento de criação e postagens dos conteúdos.
Apesar de ser vantajoso, é preciso levar seus pontos fracos em consideração. Ameaças de segurança constantes, falta de suporte, problemas com o PHP (linguagem do aplicativo), vulnerabilidades em temas gratuitos, documentação inconstante e atualizações frequentes.
Quando se trata de atuação de mercado, é bem dominador, já que é o sistema de gerenciamento mais utilizado no mundo. Além de ter sua versão para e-commerce, indo muito além da criação de blogs.
É uma opção para o usuário que deseja alavancar suas vendas, mostrar seus produtos/serviços de uma maneira mais acessível.
Um outro bastante utilizado é o Joomla! que possui como característica principal a versatilidade, que permite a construção de sites, blogs, e-commerces, fóruns online, intranets e extranets da forma que mais se adequa ao seu negócio.
Tudo isso sem deixar a praticidade, em certos pontos, de lado, já que se adapta em qualquer tipo de tela, possui integração com as redes sociais e oferece variados idiomas.
Mas não se esqueça de analisar os contras, hein?! Não é considerado de fácil compreensão, a interface não é atraente visualmente e estrutura complicada.
Em relação ao Drupal, ele oferece ao usuário múltiplas possibilidades. Além de ser gratuito, é personalizável, expansível e possui uma segurança muito vantajosa, que impede ataques externos.
Por conta disso, alguns site bastante famosos aderem a ele: University of Colorado, State of Colorado, The Economist, Dallas Cowboys e Nasa.gov.
No entanto, assim como os outros, possui suas desvantagens que devem ser levadas em consideração. Requer um conhecimento técnico do usuário e possui menos comunidades de apoio, o que interfere no suporte.
Em relação ao mercado, o Drupal é mais voltado para grandes empresas que prezam pela segurança do seu negócio. O que faz com que ele seja utilizado por empresas pontuais, como a NASA por exemplo.
Em outras palavras, empresários de microempresas não possuem tanto interesse em suas atividades. Isso acarreta num estagnação do crescimento da plataforma, que se desenvolve de forma retilínea.
Agora, é com você escolher aquela plataforma que mais se encaixa ao seu perfil e usufruir bastante do que ela tem a oferecer.