Ter estratégias que façam sua marca alavancar é fundamental nos dias atuais.
Conheça uma dessas estratégias: o SEO.
Nós fizemos um texto introdutório no assunto para você se situar melhor.
A maioria dos empresários que possuem um site têm como objetivo aumentar o número de visitas e consequentemente vender um produto.
Esse é o primeiro benefício que o SEO entrega: ele gera tráfego na sua página da web, ou seja, o número de pessoas que acessam o seu conteúdo cresce.
No entanto, é desafiador encontrar as pessoas certas para que seu site seja realmente aproveitado e não que elas estejam somente de passagem.
Sendo assim, o SEO consegue gerar leads, que são as pessoas potencialmente interessadas no seu produto ou serviço.
Outro benefício é que o SEO é gratuito!
Isso mesmo, você consegue aumentar suas vendas através da busca orgânica, aquela em que o usuário apenas pesquisa nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, dentre outros) e já encontra.
Acrescenta-se aqui que o SEO gera para o seu site uma certa influência na decisão de compra.
Segundo a Conversion, agência de Performance especialista em Search e líder em SEO no Brasil, os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica que em links patrocinados.
Isso quer dizer que os usuários preferem clicar em resultados orgânicos do que em resultados pagos, o que gera uma necessidade em utilizar a técnica SEO para posicionamento do site.
E por fim, o SEO proporciona uma forte reputação da marca, afinal quando o usuário pesquisa por um produto e seu site aparece entre os primeiros da lista, ele entende que você é líder naquele segmento de mercado.
SEO é a sigla “Search Engine Optimization” que em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca”.
Dito isso, SEO é um conjunto de estratégias e técnicas do marketing digital que proporciona que sites e páginas fiquem melhor posicionados nos mecanismos de busca nos resultados orgânicos.
Em outras palavras, quando você pesquisa por “receita de lasanha” por exemplo, o resultado da sua pesquisa te mostrará os links patrocinados e os resultados orgânicos, que são proporcionados pelo SEO.
Logo, ele é responsável por ranquear melhor os sites e entregar para o usuário o que tem de melhor quanto a qualidade no conteúdo.
O SEO funciona por meio de três pilares principais: relevância, autoridade e performance.
Para que seu site atinja uma relevância perante ao Google, ele precisa seguir os fatores de classificação que o Google leva em consideração, que são cerca de 200.
Alguns deles são: boa indexação, conteúdo de qualidade (com imagens, parágrafos menores, informações completa e palavras-chave), velocidade de carregamento da página, usabilidade móvel, tamanho do URL, segurança, dentre muitos outros.
Dois fatores são de extrema importância: a usabilidade do site e a segurança que ele oferece. Em termos de usabilidade, os sites que os usuários móveis podem acessar podem ter vantagem em relação aos outros sites.
A tecnologia fez com que as pessoas acessassem tudo pelo seu celular, então é preciso que sua empresa se adapte em todos os meios.
Em relação a segurança, é importante lembrar que o Google já confirmou que usa o HTTPS como um sinal de classificação.
Logo, se você quer que seu site suba no posicionamento, adquira um certificado de segurança (SSL) para proteger as informações dos usuários que navegam na sua página.
Sendo assim, quanto mais trabalhado esses aspectos, maior a chance do seu site aparecer em primeiro lugar nas pesquisas.
Os mecanismos de busca do Google levam em consideração o nível de autoridade do seu site, ou seja, a reputação dele na Internet.
Essa autoridade é medida por meio de análise de hiperlinks de outros sites que levam para o seu, pela quantidade de buscas pela sua empresa e mais outros 200 fatores que influenciam o posicionamento da sua página.
Quando seu site possui relevância e autoridade ele possui uma performance notória, que vai desde o primeiro lugar em buscas orgânicas, receber muito tráfego até um número considerável de conversões em vendas.
Logo, não adianta usar macetes e não caprichar no conjunto da obra, será uma perca de tempo. Tenha sempre os 3 pilares em mente para que, a longo prazo, sua empresa possa ser reconhecida no mercado.
Por mais que o SEO seja de extrema importância, ele não é a forma mais rápida para conseguir clientes, é a forma mais duradoura.
Para obter leads de forma mais ágil, considerar o tráfego pago é válido, mas lembre-se: não adianta investir em anúncios se o site demora para carregar, se não é bonito visualmente, se não oferece opções de pagamento, dentre inúmeras outras coisas.
Também não adianta utilizar técnicas de black hat do SEO, que em uma explicação simples, é o “jeitinho brasileiro” para conseguir um bom posicionamento em pouco tempo ao usar dessas técnicas para enganar as ferramentas do Google.
No entanto, saiba que você pode ser severamente punido caso escolha esse modelo.
Sendo assim, o mais adequado e inteligente a se fazer é cuidar de todas as áreas de forma recorrente que o retorno acontecerá de forma natural, mesmo que demore um pouco, além de optar pela honestidade nesse processo.
Aproveitou as dicas? Coloque-as em prática o mais rápido possível. 🙂