Aumentar o tráfego do seu site é fazer com que ele tenha visibilidade e relevância perante o seu público-alvo. Neste texto, vamos falar de duas maneiras de se fazer isso: o tráfego pago e o tráfego orgânico.
Cada um possui suas particularidades e benefícios próprios e servem para serem usados em momentos e objetivos distintos.
Os benefícios do Tráfego Orgânico são:
Em contraponto, os benefícios do Tráfego Pago são:
Sendo assim, ambos possuem suas vantagens, o que pode acabar gerando ainda mais indecisão, mas calma! Vamos esclarecer tudo.
O Tráfego Orgânico é aquele que utiliza técnicas de posicionamento para que seu site possa aparecer, ou seja, utiliza o que chamamos de SEO.
São várias estratégias para que os mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) reconheçam seu site como relevante e o coloque nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.
Sendo assim, os usuários que acessam a sua página pesquisam pelo seu produto/serviço e os mecanismos de busca apontam seu site como referência para que a necessidade seja atendida.
É uma via de mão dupla onde não há investimentos financeiros envolvidos, tudo é baseado na qualidade do conteúdo.
Já o Tráfego Pago são os anúncios que aparecem nos espaços publicitários reservados para esse tipo de tráfego. Esses anúncios podem aparecer tanto na sua pesquisa no Google, quanto em sites e redes sociais.
Nessa área, é preciso utilizar investimento financeiro para obter resultado e isso pode ser feito por meio do Google Ads, por exemplo, que encontra seu público-alvo e mostra a sua marca para ele.
Esse modelo também pode ser usado para Remarketing: caso a pessoa tenha entrado em contato com a sua marca, você pode lembrá-la e convencê-la a adquirir o produto/serviço através de anúncios.
O Tráfego Orgânico funciona por meio de três pilares: relevância, autoridade e performance. O primeiro exige um conteúdo de qualidade com a presença de palavras-chave.
O segundo analisa a reputação do seu site perante o seu público e o terceiro, com a junção dos outros dois, apresenta um aumento da taxa de tráfego e taxa de conversão.
Esses pilares são essenciais para utilizar a técnica de SEO, que é primordial quando se trata de busca orgânica.
Além disso, a relevância citada como primeiro pilar é divulgada ao público, em uma escala de 0 a 10, através do Page Rank, que ajuda a avaliar a importância do seu site em relação aos demais.
Outro fator importante, é que o tráfego orgânico é baseado em retorno, que pode ser bastante alto se você utilizar as estratégias certas. Por exemplo, o Link Building, que é uma tática que tem como objetivo construir links externos para outros sites.
Sabe quando uma página está apresentando um assunto e coloca um link com informações mais detalhadas?
Caso esse link direcione para o seu site, as chances da sua reputação crescer e seu site aparecer nas primeiras posições é enorme.
Em contrapartida, o Tráfego Pago funciona por meio de espaços publicitários, que são destinados exclusivamente para anúncios.
Todo site que possui muitas visitas têm lugares reservados para os anúncios. Caso queira aparecer para o público desse site, invista nele.
Agora que você já sabe todas as características dos dois tipos de tráfegos, você deve estar se perguntando: “Mas qual deles eu devo usar?”
E a resposta é: depende da sua estratégia!
Se você quer um resultado mais rápido, optar pelo pago é uma saída excelente. Se você quer resultado a longo prazo, optar pelo orgânico é o ideal.
Sendo assim, a Rapoza pode te ajudar a encontrar a estratégia mais eficiente para o seu modelo de negócio.
E aí? Já se arriscou em algum desses dois tráfegos? Conte para a gente nos comentários.