Comunicação e marketing, na maioria das vezes, são assuntos tratados como sinônimos, porém eles possuem suas particularidades que precisam ser conceituadas e analisadas da maneira certa.
Marketing é o conjunto de processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade no geral.
Em outras palavras, é o estudo do mercado e das ações ou estratégias que visam satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores a partir dos quatro pilares básicos que moldam e interferem de forma direta nos resultados de uma empresa.
Defendidos também por Kotler, os 4P’s são os pilares que sustentam o marketing, são eles: produto, preço, praça e promoção.
O produto oferecido no mercado leva em consideração os atributos, benefícios, funcionalidades, características, peso, cor e espessura. O preço está relacionado com estratégias de precificação, formas de pagamento e descontos.
A praça diz respeito aos canais de venda/distribuição, cidades de atuação e lojas offline e online, ou seja, é a colocação no mercado. A promoção diz respeito a comunicação, com foco em promover suas marcas usando os meios de comunicação para isso.
A comunicação é uma das estratégias utilizadas no marketing, dentro do ‘P’ de promoção. Sua função está estritamente ligada com o relacionamento da marca com o público e a forma como esse produto será apresentado.
Sendo assim, é utilizada na divulgação e promoção do produto/serviço junto ao seu público-alvo e futuros clientes, ou seja, como este será trabalhado, promovido e disponibilizado no mercado para atingir o consumidor.
Com uma comunicação bem feita, a marca possui benefícios recorrentes, tais como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da empresa e ampliação nos resultados de vendas, tendo a publicidade e propaganda como ferramenta principal.
Portanto, a comunicação é um braço do marketing. Sendo assim, por mais que sejam vistos como sinônimos, são apenas complementares.
Entendeu?
Conte aqui nos comentários suas dúvidas e sugestões de temas.