contato@rpzestrategia.com.br
+55 62 98271-1083

A Diferença entre Marketing e Comunicação

Publicado por: RPZ
Categoria: Comunicação, Marketing

Comunicação e marketing, na maioria das vezes, são assuntos tratados como sinônimos, porém eles possuem suas particularidades que precisam ser conceituadas e analisadas da maneira certa.

Marketing

Marketing é o conjunto de processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade no geral.

Em outras palavras, é o estudo do mercado e das ações ou estratégias que visam satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores a partir dos quatro pilares básicos que moldam e interferem de forma direta nos resultados de uma empresa.

Mas quais são esses pilares?

Defendidos também por Kotler, os 4P’s são os pilares que sustentam o marketing, são eles: produto, preço, praça e promoção.

O produto oferecido no mercado leva em consideração os atributos, benefícios, funcionalidades, características, peso, cor e espessura. O preço está relacionado com estratégias de precificação, formas de pagamento e descontos.

A praça diz respeito aos canais de venda/distribuição, cidades de atuação e lojas offline e online, ou seja, é a colocação no mercado. A promoção diz respeito a comunicação, com foco em promover suas marcas usando os meios de comunicação para isso.

Comunicação

A comunicação é uma das estratégias utilizadas no marketing, dentro do ‘P’ de promoção. Sua função está estritamente ligada com o relacionamento da marca com o público e a forma como esse produto será apresentado.

Sendo assim, é utilizada na divulgação e promoção do produto/serviço junto ao seu público-alvo e futuros clientes, ou seja, como este será trabalhado, promovido e disponibilizado no mercado para atingir o consumidor.

Com uma comunicação bem feita, a marca possui benefícios recorrentes, tais como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da empresa e ampliação nos resultados de vendas, tendo a publicidade e propaganda como ferramenta principal.

Portanto, a comunicação é um braço do marketing. Sendo assim, por mais que sejam vistos como sinônimos, são apenas complementares.

Entendeu?

Conte aqui nos comentários suas dúvidas e sugestões de temas.

Autor: RPZ

Deixe um comentário