contato@rpzestrategia.com.br
+55 62 98271-1083

6 Dicas Para Usar Senhas de Forma Segura

Publicado por: RPZ
Categoria: Informação

Suas senhas são seguras?

Segurança, de acordo com o dicionário, é a ação ou efeito de segurar; situação do que está seguro; afastamento de todo perigo. Assim, tudo que é de valor pra você deve ser protegido com máxima segurança. Com suas senhas a regra é a mesma, mas para isso você precisa aprender algumas práticas que vão te auxiliar no processo: 

Escolha senhas fortes

É muito comum ver pessoas perdendo suas redes sociais, dinheiro e informações relevantes por possuírem senhas fracas que resultam em fácil acesso por terceiros. Para que o indivíduo consiga lembrar de todas as senhas, ele opta pela mais fácil possível. Existe um padrão dessas facilidades:

  • datas especiais (aniversário de algo ou alguém importante)
  • nomes conhecidos (nome próprio, de comida que gosta de comer, do animal de estimação, etc)
  • sequências numéricas (123456 por exemplo)
  • sequências do dia a dia (número da placa do carro, por exemplo) 

No entanto, essas atitudes só facilitam a vida de quem quer ter acesso à sua vida. Para que isso não aconteça, é necessário implementar medidas para dificultar que a sua privacidade seja invadida por criminosos. 

Sabe quando você é avisado de que é melhor que suas senhas sejam maiores, com letras maiúsculas, números e sinais de pontuação/exclamação? Então, estas são algumas das medidas que podem ser utilizadas para que suas senhas fiquem mais protegidas.

Não repasse suas senhas para qualquer pessoa

Repassar as senhas é mais comum do que se imagina, principalmente se for para um amigo/conhecido, mas isso é muito perigoso, por colocar em risco sua identidade, intimidades e contas bancárias. 

Por isso, é fundamental que você compartilhe apenas com quem confie muito e somente por meios seguros. Alguns destes meios seguros englobam o acesso restrito (no qual o usuário só acessa no local que possui permissão), alerta instantâneo para acesso e compartilhamento  (caso haja qualquer acesso/compartilhamento fora do controle, é emitido um alerta) e sistemas que usam criptografia, por exemplo.

Adote uma senha para cada conta

Eu sei que você deve estar pensando “mas como eu vou lembrar de tanta senha?” Calma aí, antes de te dar essa resposta pense nos benefícios que essa atitude pode te trazer. 

Caso alguém tentasse te hackear, só conseguiria em apenas uma conta. E cá entre nós, uma conta é bem melhor que todas. 

Many sticky notes with the passwords written on them as reminders

Use um gerenciador de senhas

Já ouviu falar dele? O Gerenciador de Senhas salva todas as senhas que você utiliza e as guarda com mais segurança, existem vários gerenciadores diferentes, escolha um que se adeque ao seu jeito. Pronto, agora você pode utilizar a técnica de colocar uma senha para cada conta. 

Para fortalecer mais ainda suas senhas, os gerenciadores normalmente possuem uma verificação de 2 etapas. Esse processo é opcional e funciona da seguinte forma: qualquer tentativa de acesso em alguma de suas contas será pedida uma informação adicional, o mais comum é que seja por um código enviado no seu celular.

Assim, você ganha uma barreira extra contra qualquer intruso que ameace suas contas. 

Utilize níveis de acesso

Os níveis de acesso são as categorias existentes na área de sistema do usuário. Cada categoria tem uma permissão de acesso diferente e isso vai depender da atividade realizada pelo mesmo. 

Os níveis de acesso são: somente e-mail, somente leitura, padrão e administrativo. O Google, por exemplo, possui alguns desses acessos dependendo do serviço oferecido.

Somente e-mail e somente-leitura dão aos usuários poderes limitados. No primeiro, as pessoas não possuem permissão para logar na conta, já no segundo, podem ter acesso à conta e aos relatórios. 

No acesso padrão há o plus de edição e gerenciamento, ou seja, podem realizar modificações. Já no acesso administrativo, o usuário fará tudo que o que faria no acesso padrão adicionado ao poder de modificar o nível de acesso dos outros usuários. 

Não guarde suas senhas em planilhas 

É muito comum que as pessoas que possuem muitas senhas as guardem em planilhas do Excel, por exemplo. As planilhas são consideradas organizadores de conteúdo para que você não se perca no meio de tanta informação.

Mas utilizá-las para guardar suas senhas é extremamente perigoso, uma vez que sua planilha pode ser acessada por outra pessoa além de você, o que fará com que ela tenha acesso a todas as suas senhas de uma vez só.

Aqui na Rapoza, nós levamos em consideração máxima ter uma boa política de senhas para que nossos clientes possam ficar assegurados de que estão protegidos. Seguimos todas as dicas passadas acima e tem dado super certo!

E você? Já correu para modificar o seu sistema de senhas?

Autor: RPZ

Deixe um comentário