Se 2021 foi um ano de incertezas causadas pela pandemia que ia e voltava, 2022 tem tudo para ser a liberação da demanda reprimida.
Vários eventos que foram cancelados nos anos passados, surgirão novamente em 2022, como Lolapalooza e Rock In Rio. Além disso, teremos eleições presidenciais aqui no Brasil e a Copa do Mundo, que será em novembro!
Essa nova fase vai pedir muito planejamento e jogo de cintura, mas ao mesmo tempo é período de oportunidades, que promete destravar uma boa parte da economia brasileira.
No MÍNIMO 3 meses antes, algumas ações com ideias excelentes podem levar meses para serem produzidas, por isso o ideal é que você sempre planeje com 3 a 6 meses de antecedência no mínimo, ao mesmo tempo é importante tomar cuidado com o excesso de antecedência, porque o cenário pode mudar tanto que a estratégia fica obsoleta.
O dia para a divulgação depende muito da data e da estratégia da sua empresa, via de regra: busque acompanhar o comportamento do seu cliente, quando ele já estiver procurando pelos produtos que você oferece, provavelmente já deve ter passado da hora de divulgar. Por isso busque anunciar suas promoções 1 a 3 semanas antes ou acompanhe o mercado.
Época que normalmente os pais e alunos realizam as matrículas para o próximo ano letivo, e também quando recebem as listas de materiais que precisam comprar.
A divulgação das campanhas normalmente começam logo na 1ª semana de janeiro e é uma época excelente para papelarias, colégios, universidades, confecções, editoras e outras empresas relacionadas a educação.
Muito utilizado pelo varejo, é a oportunidade ideal para as lojas se livrarem do excesso de estoque que adquiriram para a Black Friday e Natal, liberando espaço nos galpões para novos modelos de produtos, linhas e coleções.
Além do Ano Novo, as pessoas também querem aproveitar o momento de pós-festividades para colocar as promessas em dia. É a época onde os móveis antigos saem de casa e novos entram, normalmente sendo divulgado já na 1ª semana de janeiro.
Fevereiro não é só Carnaval. Os mais tradicionais devem achar estranho comemorar Dia dos Namorados no começo do ano, mas a Valentine’s Day já é celebrada no mundo inteiro e está cada vez mais presente aqui também e não somente no varejo, mas restaurantes, motéis, floriculturas e outros podem aproveitar e muito dessa data sazonal.
Carnaval em 2022 ainda é uma incógnita, as cidades que hospedam seus blocos ou escolas ainda estão avaliando a possibilidade ou não deste acontecer por conta da pandemia. Mesmo assim, como ainda é um feriado prolongado, é uma data interessante para agências de turismo, cinemas, empresas de jogos e outras no segmento de entretenimento.
O Dia da Mulher só não é mais amado pelas floriculturas do que o Dia das Mães, são rosas e mais rosas compradas nessa data e várias promoções para as mulheres que querem comprar algo para si quanto para quem deseja presentear as mulheres em sua vida.
ATENÇÃO! Apesar da data ser no dia 15, o dia que normalmente as promoções realmente acontecem no varejo é a 1ª quarta-feira da semana do consumidor.
Apesar de ter surgido para comemorar os direitos do consumidor. acabou virando uma momento que as empresas agradecem os consumidores e aproveitam para oferecer promoções.
Esse festival de música alternativa ganhou destaque na mídia nacional e assim como o Rock in Rio também é televisionado, acaba assim impactando direta ou indiretamente os planejamentos das equipes de comunicação.
Uma forma das lojas de chocolate anteciparem as vendas da Páscoa, o Dia do Cacau vem sendo cada vez mais aproveitado a depender da distância dessa data para a Páscoa,
Data tradicional para todas as empresas, não importa se a campanha é promocional ou institucional, a Páscoa é um momento esperado pelo consumidor brasileiro e crucial para o mercado de chocolates.
Uma data já conhecida do e-commerce, acontece na última semana de Abril e apesar do nome, as empresas normalmente realizam suas ações com frete gratuito durante a semana inteira. É uma excelente data para aumentar o ticket médio da sua loja e também para conquistar novos clientes.
Uma das datas do calendário brasileiro com maior movimentação financeira em relação a vendas de produtos e serviços, até porque mãe é só uma e a gente precisa cuidar bem. Por isso, junto do Natal e Black Friday, é um dos momentos que DEVE ser aproveitado pelas empresas em seus planos de comunicação
Apesar de não ser uma data comemorativa em si, toda Sexta-feira 13 pode ser uma desculpa para empresas realizarem ações. Utilizando o dia como pano de fundo e abusando de elementos de terror e superstições.
Alguns dizem que Maio é o Mês das Noivas por conta da mãe de Cristo, outros porque é o mês da primavera no hemisfério norte.
O que importa mesmo é que essa época é crucial para os segmentos relacionados a noivados e casamentos e é bom planejar com antecedência. As igrejas mesmo ficam sem agenda nesse período do ano.
Se o verão aumenta a venda de ventiladores, o inverno é a época de edredons, casacos e a moda outono-inverno, que vai estimular o consumidor a renovar o armário e movimentar o estoque das lojas de roupas e acessórios.
A cultura Geek está cada vez mais em voga, filmes, animações, jogos, roupas, acessórios, miniaturas e toda uma nova leva de produtos que estão sendo licenciados ou criados, empresas que trabalham com esse público possuem nessa data a chance de aproveitar o buzz e realizar a venda dos seus produtos e serviços.
Um dia antes do Dia de Santo Antônio – o santo casamenteiro – o Dia dos Namorados balança o coração dos consumidores e é algo que as marcas podem e devem aproveitar para oferecer seus serviços/produtos.
Alguns dizem que é Halloween brasileiro porque todo mundo quer estar com suas vestimentas à altura e chique no ‘úrtimo’. Assim como a data americana, a dica é investir na experiência do cliente aproveitando a temática caipira da data.
Momento que os filhos e os pais podem tirar um descanso e curtir momentos em família – ou sozinhos – seja viajando ou realizando outras atividades como cinema, parques e jogos online ou de tabuleiro. É um momento muito interessante para as agências de turismo e empresas de entretenimento.
Segundo domingo de agosto é um dia já contumaz na agenda do estrategista de marketing, não tão movimentada como um Dia das Mães – coitados dos pais – a data ainda possui os seus méritos e deve ser levada em consideração sim na hora do planejamento, podendo ser utilizada tanto em campanhas promocionais quanto campanhas institucionais.
Festival conhecido mundialmente e televisionado, mesmo as empresas que não atuem diretamente com o evento precisam levá-lo em consideração em seus planejamentos, visto que afetam especificamente as agências de turismo e ingressos, mas também todas as empresas quando se fala em planos de conteúdo e mídia paga.
Um evento conhecido por acontecer em Blumenau em Santa Catarina, atualmente é comemorado em várias cidades do Brasil, desde São Paulo até Pernambuco, por isso é um evento que as empresas podem utilizar, seja por meio de parcerias ou realizando até mesmo seu próprio Oktoberfest.
O mês rosa do ano para lembrar as mulheres a realizarem os exames para prevenção do câncer de mama. Nosso conselho é que a sua empresa vá além do “vou colocar a marca gráfica da minha empresa de rosa no Instagram” e realize alguma ação que realmente importe para o seu público, seja diferente, seja relevante.
Após 2 anos de pandemia a tensão política está muito grande e a população brasileira está cada vez mais politizada e interessada nas posições das empresas sobre os principais assuntos, é uma oportunidade incrível para as marcas saírem do discurso vazio e realmente se posicionarem junto ao seu público.
Quem tem filho sabe que Dia das Crianças é a desculpa que a criança precisava para pedir presente, esse apelo é muito grande e obviamente as marcas se aproveitam desse fato, aproveite de novidades, trabalhe com o lúdico e tome cuidado com a legislação para publicidade infantil.
Apesar do esforço de alguns setores para a nacionalização do feriado como o Dia do Saci, não tem como, o Halloween está mais e mais sendo assimilado pela cultura brasileira.
O apelo tanto midiático quanto da própria data – com fantasmas, bruxas, zumbis e monstros – é muito atrativa para o público que aproveita para cair de cabeça. É uma data para aproveitar esse aspecto lúdico da comemoração e apostar na experiência do consumidor e ações inusitadas.
O mês para lembrar a prevenção do câncer de próstata, é sempre importante a marca ajudar na conscientização da importância do exame, que ainda é alvo de muito preconceito por parte dos homens.
Outra data que importamos para o nosso calendário tupiniquim e que vem fazendo um certo alvoroço, o Dia do Solteiro surgiu na China onde é um sucesso de vendas.
Aqui ele ainda concorre muito com a Black Friday e algumas marcas o utilizam para aquecer o mercado antes da Black Friday. Dependendo do segmento pode ser interessante adicioná-lo à sua estratégia.
Uma Copa atípica, devido a temperaturas no Qatar que podem chegar a 50º C a Copa do Mundo desse ano será realizada no final do ano e em um tempo menor, será um desafio para os profissionais de planejamento, que deverão se adaptar ao novo cenário e tentar casar final de eleição com árvores de Natal e enfeites em formato de bola.
A data americana que foi adotada com toda a força aqui no Brasil cresce todos os anos e no ecommerce teve um salto em 2020 devido à pandemia e a redução de compras nas lojas físicas.
Devido à sua popularidade, todo mundo quer fazer, aqui a dica é outra: nem toda empresa precisa participar do Black Friday. Avalie com cuidado antes e se for o caso, concentre seus esforços em uma data mais adequada para a sua marca.
Sempre temos os atrasados nas promoções, aqueles que por um motivo ou outro não puderam aproveitá-las a tempo, para isso surgiu a Cyber Monday. Antes bastante voltada para eletrônicos, agora é considerada praticamente uma prorrogação da Black Friday e você pode trabalhá-la dessa forma ou criar uma estratégia à parte.
Simplesmente a data mais importante para o comércio brasileiro, é uma junção de celebração normalmente composta da ceia de Natal e troca de presentes. Além disso, há o aspecto emocional bastante presente, o que abre espaço para todos os segmentos e tipos de estratégia. É importante se atentar para quando começar a divulgar, porque a cada ano as marcas começam a divulgar mais cedo.
Surgiu em outros países como um dia para os patrões presentearem os funcionários, mas aqui no Brasil ela ganhou outros ares. O Boxing Day aqui é quando o consumidor resolve realizar a troca do presente – porque não gostou ou o tamanho está errado. É quando as lojas aproveitam para oferecer outros produtos e promoções, tanto para aproveitar esse fluxo nas lojas quanto para escoar o estoque que sobrou do Natal.
Festas, retrospectivas, promessas, bebidas, turismo, o Ano Novo por si só movimenta bastante o mercado e não deve ser subestimado. Oportunidade ótima para engajar o seu cliente, mostrando sua história com ele durante o ano que passou e as novidades que o aguarda para o ano que virá.
Felizmente ou infelizmente – a depender da sua opinião – esse ano não teremos muitas folgas prolongadas, quando o feriado cai próximo do final de semana e ocorre emenda, elas ficarão mais concentradas no início do ano: