contato@rpzestrategia.com.br
+55 62 98271-1083
RPZ - Marketing Estratégico > Conteúdo > Uncategorized > Tipos de Cartão de Visita: Cores, Materiais e Acabamentos

Tipos de Cartão de Visita: Cores, Materiais e Acabamentos

Publicado por: RPZ
Categoria: Uncategorized

Uma das dúvidas de alguns empresários na hora de produzir o seu cartão de visita é sobre qual a diferença entre cada material e complemento presente e como ele impacta no resultado final e principalmente em quem receberá o cartão.

Cores

Antes de começarmos com os materiais, é importante explicar um conceito simples, mas que evita muita confusão, que é em relação às cores em materiais gráficos.

Durante uma impressão, os pigmentos normalmente utilizados são Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, é o que chamamos de cores CMYK, a união delas forma todas as demais cores, sendo assim quando uma impressão é colorida, dizemos que ela utiliza as 4 cores CMYK.

Pois bem, quanto mais cores utilizadas em uma impressão, mais tinta será utilizada, maior o custo para a gráfica e consequentemente, maior o valor de impressão. Por isso é importante estar atento à quantidade de cores utilizadas no seu cartão porque dependendo da gráfica, elas podem acabar afetando o seu custo.

Outro fator que acaba ocasionando uma alteração sensível no valor de produção, é se a impressão é frente e verso, se a impressão é colorida e somente na frente do cartão, ela é normalmente representada no orçamento das gráficas por “4/0” , enquanto uma impressão colorida frente e verso é representada como “4/4”. Como falamos anteriormente, o número “4” representa a quantidade de pigmentos utilizados.

Alguns exemplos de impressão:

  • 4/4 – Colorida frente e verso
  • 4/0 – Colorida somente frente
  • 3/0 – 3 cores somente frente
  • 1/1 – 1 cor frente e verso

Gramatura

A gramatura mede o quão denso é o papel, o que ajuda a determinar principalmente a espessura do material a ser utilizado, outros materiais como PVC podem ter outras medidas como milímetros de espessura. A melhor forma de determinar a espessura ideal é solicitando uma amostra do papel para a gráfica.

Materiais

Papel Couché

O papel couché é um material que recebe um tratamento por meio de um revestimento que atribui principalmente brilho, peso e suavidade. É o famoso papel brilhante muito comum nas impressões de revistas.

Reciclado

O próprio nome já diz, cartões feitos com esse material é muito interessante para empresas voltadas para sustentabilidade e/ou produtos naturais, porque transmite essas características através do primeiro contato com o cartão.

Papel Supremo

O papel supremo é o nome mais comercial para o cartão triplex, que é muito mais rígido por conta da sua gramatura mais elevada em relação ao couché, além disso ele possui uma face fosca e outra lisa.

Supremo Metalizado

Assim como o reciclato, o metalizado já se denuncia no nome, a frente do papel recebe um tratamento que dá o aspecto de metal e que fica muito interessante caso a marca queira passar uma aspecto diferenciado.

PVC

O cartão feito de material plástico normalmente pode ser transparente, branco ou transparente com áreas brancas por exemplo, podendo receber também um tratamento para aumentar o brilho. Ele não possui a grossura medida em forma de gramatura, mas sim em milímetros.

Um pouco mais caro, pode ser utilizado para casos onde haja a necessidade de um material diferenciado, mas há que se tomar cuidado porque dependendo da arte, pode transmitir a sensação de ser um material de baixa qualidade, por ser plástico.

Laminação Fosca

Uma fina camada – uma lâmina – plástica é aplicada por todo o cartão, o que acaba lhe atribuindo uma característica mais fosca, evitando também que sofra alguns desgastes como arranhões e manchas.

Deve ser utilizado em materiais de alta gramatura, visto que sua aplicação acaba por gerar distorções em materiais mais finos.

Verniz/Brilho Total

Aplicação de verniz brilhante em toda a superfície do cartão, também chamado de Verniz UV porque sofre um processo de secagem onde é exposto a luz ultravioleta.

É um acabamento barato e que gera bastante impacto pelo brilho do cartão, porém, pelo mesmo motivo de ser barato, é bastante comum.

Verniz Localizado

É o mesmo verniz/brilho total com a diferença que você pode determinar quais áreas do cartão ele deve ser aplicado, se você possui uma marca gráfica no meio do cartão por exemplo, você pode escolher aplicar o verniz somente na marca gráfica. Depois do verniz/brilho total é um dos acabamentos mais comuns.

Relevo

O relevo é o acabamento que gera uma alteração na altura do papel onde é aplicado, ele se eleva (alto relevo) ou abaixa (baixo relevo) conferindo um aspecto tátil diferenciado ao cartão, as técnicas utilizadas na indústria normalmente são o relevo seco – onde uma fôrma é pressionada no papel de forma mecânica – e o relevo americano – que consiste em uma ativação química por meio de calor.

Hot Stamping

Acabamento onde uma fita plástica é fixada ao cartão por meio de uma prensa quente, com isso ele adquire detalhes com aspecto metalizado, há várias cores, mas as mais comuns são o dourado e o prata. Causa um impacto visual grande devido ao brilho nos detalhes que receberam a estampa.

Holográfico

Espécie de impressão hotstamp que dá um efeito holográfico no cartão quando você o movimenta, pode ser muito interessante caso você queira dar um toque mágico no cartão ou dependendo de como for usado, pode trazer credibilidade.

Laser Cut

O acabamento laser cut permite cortar o material do cartão nas mais diversas formas, permitindo assim uma estética totalmente diferente.

Autor: RPZ

Deixe um comentário