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Descubra Qual A Frequência Ideal Para Publicar Seus Posts Nas Redes Sociais

Publicado por: RPZ
Categoria: Informação, Marketing, Marketing Digital

Você sabe que as postagens nas suas redes sociais precisam ter uma frequência constante, né?!

Mas você deve se perguntar: o quão constante?

Por isso, a Rapoza vai te dar algumas dicas sobre o tema.

Descubra a finalidade de cada ferramenta

Cada ferramenta possui um direcionamento diferente. Os stories, de uma forma bem recente, tem sido usado para entregar conteúdo de forma rápida, para que posteriormente o público atingido seja levado a comprar esse mesmo conteúdo de forma mais aprofundada. Sendo assim, é importante descobrir a finalidade de cada ferramenta para usá-la do jeito certo. 

O que você quer ganhar com essas postagens? Visibilidade? Mais seguidores? Engajamento? Consumidores? Defina seu objetivo e só aí poderá pensar melhor na quantidade de posts necessários. 

Postagem ideal de cada rede social

Segundo especialistas, existe uma média de postagens que você pode utilizar para que suas redes sociais não fiquem desatualizadas. Mas cuidado! O fato de postar todos os dias um conteúdo que não seja interessante ou tampouco agregue ao conhecimento do seu cliente faz com que sua marca seja taxada como chata, o que leva o usuário a parar de seguir sua conta. Sendo assim, o importante é entregar valor e não quantidade.

Cada rede possui seu público-alvo que vai interagir com as suas postagens de formas e horários diferentes. O Instagram, por exemplo, tem os posts na página e nos stories, cada um deles possui um direcionamento diferente, assim como o Twitter que aceita apenas 280 caracteres para que você possa se expressar e atingir seu propósito.

Facebook

PublicDomainPictures.net  Autor: Mohamed Mahmoud Hassan

Grandes marcas possuem sua frequência de posts escolhidas de forma estratégica, para alcançar seus públicos-alvo da melhor forma possível. A Netflix, por exemplo, costuma postar 3 vezes ao dia, sempre com conteúdos que engajam. 

Em contrapartida, a Starbucks posta geralmente 6 vezes no mês, utilizando a rede mais para criar eventos que acontecem nas lojas físicas. Já o Uber posta cerca de 3 a 4 vezes na semana.

Se você quer obter engajamento, por exemplo, é melhor investir na qualidade do seu conteúdo ao invés de muitas postagens durante o dia e até mesmo na semana.

Se você quer aumentar seus seguidores, é melhor ter um pouco mais de postagens que entreguem conteúdo(sem exagero). Isso vai depender também se você investe em mídia paga, se vai fazer alguma ação criativa, etc.

Seu orçamento também precisa ser levado em consideração, já que não é uma boa ideia ultrapassar os limites de verba. Em outras palavras, atente-se em fazer o melhor com a quantia que foi separada para tal área. 

Instagram

As marcas estão se tornando cada vez mais ativas no Instagram, seja por postagem no feed, nos stories ou no IGTV. A Natura, por exemplo, ao lançar um novo produto posta cerca de 3 vezes por dia, mas normalmente publica seu conteúdo 3 a 4 vezes por semana. 

Já no Rock in Rio, a marca abusou de posts para mostrar ao público que quem frequenta o local usa seus produtos, foram mais de 10 por dia, e todos eles muito bem engajados. Portanto, a estratégia determinou como a marca agiria em diferentes momentos, não havendo um padrão a ser seguido. 

O horário de postagem também faz toda a diferença, já que existem momentos de picos onde mais pessoas estão usando a rede ao mesmo tempo. As hashtags também ajudam o seu post a se posicionar melhor e chegar ao seu público-alvo com mais facilidade. 

Quanto ao Instagram Stories, não há limites, desde que você poste conteúdos relevantes, é claro! Sendo usado de forma estratégica, pode aumentar seu número de seguidores e engajamento.

A criatividade pode e deve ser explorada, já que a ferramenta oferece recursos de música, GIFS, filtros, stickers, vídeos, boomerang, etc. São muitas opções para você conversar de forma direta com seus seguidores. 

Twitter

PublicDomainPictures.net  Autor: Mohamed Mahmoud Hassan

No Twitter as coisas são mais rápidas e engraçadas e as marcas ganham seus seguidores por meio do humor. A Lu do Magazine Luiza está presente nessa rede social e mesmo sendo uma inteligência artificial, interage com o público como se fosse uma pessoa mesmo. Atualmente, seu perfil está engajado no Outubro Rosa e Lu até veste uma blusa na cor com o símbolo da luta.

Logo, para ter sucesso em suas postagens é recomendado que seu perfil interaja com seus seguidores, que produza conteúdos que possam ser compartilhados e postar nos horários de pico. A quantidade é algo que se descobre na prática, o importante é não deixar a rede social de lado, já que esta possui uma quantidade relevante de pessoas que podem interagir com a sua marca. 

LinkedIn

O LinkedIn é conhecido por ser a rede social voltada para o meio profissional. Por lá você pode compartilhar as postagens do seu blog, escrever artigos no LinkedIn Pulse e melhorar sua relação com os colegas da rede, interagindo mais com eles. Assim, é possível melhorar seu networking.

A Netflix também possui sua conta por lá, mas suas publicações possuem temas voltados para a área profissional, o que acaba tendo um caráter mais sério. Mas isso não quer dizer que não haja eventuais postagens divertidas, afinal essa é a marca. 

Sendo assim, a marca pode se adaptar ao meio em que se insere tendo em vista o caráter que a rede social propaga. Os conteúdos criados são diferentes porque o público é diferente e tem exigências e preferências que só se encontram por ali. Mas não se esqueça, essa adaptação não deixa a essência da marca se perder. 

Pinterest

O Pinterest é o lugar da criatividade, onde as marcas podem usar a imaginação à vontade. Além disso, é considerado como a melhor rede social para propagar imagens dos seus produtos, já que é um catálogo online que permite criar painéis. Acrescenta-se ainda, os títulos dos painéis funcionam como uma hashtag, o que pode ser utilizado para alcançar mais pessoas. 

A Sony, por exemplo, usou da rede para propagar o bem. Cada vez que um usuário postava ou ‘’pinava’’ um produto da marca, a empresa doava um dólar para alguma instituição de caridade. Em um mês foram arrecadados quase 13 mil dólares, ou seja, as pessoas realmente se engajaram no movimento. 

Youtube

PublicDomainPictures.net  Autor: Mohamed Mahmoud Hassan

O Youtube é focado em vídeos e por isso seus conteúdos precisam ser de qualidade e engajar o público no que eles esperam assistir.

Usando a Netflix de exemplo mais uma vez, a mesma posta todos os dias, entregando trailers de suas produções originais ou de filmes/séries que irão entrar no catálogo. É perceptível que há um planejamento mensal para que isso aconteça, afinal são, no mínimo, 30 conteúdos por mês. 

Em contrapartida, a Apple costuma publicar cerca de 4 vídeos por mês, sendo um mais elaborado, como é o caso daquele que mostra a potência da câmera no dia a dia, e três rápidos de, no máximo, 30 segundos. 

Levando para o lado da beleza, as famosas blogueiras possuem um calendário de postagens e deixam isso bem claro para seus seguidores. Então, para elas funciona postar no máximo 3 vídeos na semana e às vezes fazer vídeos todos os dias nos meses de Abril e Agosto, o chamado VEDA, para conseguir subir seu número de inscritos.

Sendo assim, é preciso utilizar de estratégias concretas para que a comunicação com seus seguidores seja frequente, mas na medida certa.

Essas estratégias dependem de alguns fatores, como por exemplo, o tipo de segmento da sua empresa, a quantidade de conteúdo bom que pode gerar engajamento e do orçamento, que precisa se adequar a realidade do seu negócio.  

Ufa! Viu só? Cada rede social possui suas recomendações, mas decidir isso é algo que muda de empresa para empresa, já que você pode estar em um momento e a empresa do seu amigo em outro.

Por isso, foque no seu objetivo, descubra-o e tome decisões a partir disso. Só assim será possível que você veja os resultados esperados. 

Além disso, a mídia paga, os famosos impulsionamentos, é uma grande aliada ao seu negócio. Os impulsionamentos fazem com que as pessoas cheguem até a sua rede social, e se essa rede estiver com conteúdos interessantes e que engajem, então você já conquistou o usuário. 

Em outras palavras, aposte em estratégias combinadas para que você consiga entregar o máximo de conteúdo para o seu cliente. 



Autor: RPZ

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