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Gerações e Suas Relações Com As Marcas

Publicado por: RPZ
Categoria: Comunicação, Marketing
Gerações e Suas Relações Com As Marcas

Cada geração tem suas características próprias, inclusive na momento de comprar um produto ou serviço. Para que a publicidade pudesse compreender melhor esses hábitos, foram criadas as gerações de consumidores e são elas que serão apresentadas agora.

Geração Baby Boomer

Nascidos de 1940 à 1960, os baby boomers fazem parte da geração que houve um considerável crescimento demográfico, período marcado pelo fim da 2ª Guerra Mundial no mundo e no Brasil pelo governo de Juscelino Kubitschek, crescer 50 anos em 5. Isso denota que a fase era de otimismo no mundo inteiro, então os baby boomers nasceram em uma época considerada promissora. 

As principais características dessa geração eram: padrão de vida estável, preferência pela qualidade, saber o que quer da vida, opiniões próprias, espírito coletivo e luta por direitos políticos, ou seja, eram confiantes e não eram levados pela opinião de terceiros. Hoje, as pessoas dessa geração possuem entre 60 e 80 anos.

Geração X

A geração X nasceu nos anos de 1960 à 1980 e são os filhos da geração Baby Boomer. São considerados como rebeldes por não seguirem os padrões estabelecidos na época, inclusive o nome “X” foi por conta desses comportamentos diferentes que precisavam ser estudados. 

Suas características são marcantes: ruptura com as regras e valores no qual foram educados, preferência por qualidade, busca por seus direitos, prezar pela liberdade, mais individualista e competitiva, alto poder de consumo e não pensam muito no futuro. Atualmente, possuem de 40 a 60 anos.

Geração Y (Millennials)

Os Millennials foram a última geração que vivenciaram o mundo sem Internet, mas apenas nos 10 primeiros anos. Nascidos entre 1980 e 1995, boa parte dessa geração vivenciou a transição para uma sociedade globalizada, são pessoas que se adaptam muito melhor às mudanças se comparados às gerações anteriores. 

Sendo assim, os que viveram sua infância nos anos 90 são chamados de Old Millennials e os que viveram a infância nos anos 2000 são chamados de Young Millennials.

Suas características são peculiares: estão sempre conectados, buscam por novas tecnologias, não se importam com a estabilidade, mas sim com a experiência, são questionadores, prezam pela sustentabilidade, se engajam em causas sociais e são imediatistas. Atualmente estão entre 25 e 40 anos. 

Geração Z (GenZ)

Nascida entre 1995 e 2010, a geração Z já nasceu em um mundo conectado, sendo considerados como nativos digitais. Para eles não existe a diferença entre o meio on e o meio off e isso tem intrigado bastante a publicidade e o marketing, já que as pessoas nascidas entre essas datas estão envelhecendo e aos poucos se tornando consumidores. 

Suas características são: agilidade, multi atarefados, com capacidade de absorver grandes quantidades de informações, se preocupam com questões sociais e ambientes, são ativistas, possuem forte senso crítico e identidade fluída. Atualmente possuem entre 10 e 25 anos. 

Geração Alpha

Nascidos após 2010, a geração Alpha ainda não está definida, já que seus integrantes possuem hoje, no máximo, 10 anos de idade. O que se sabe sobre eles é que nasceram em um período de recessão econômica no Brasil e cresceram vivendo extremismos.

Essa é a geração do futuro e sua relação com a inteligência artificial deve ser levada em consideração. A relação em seres humanos e máquinas estará em jogo quando se tornarem consumidores. 

É muito importante estudar a fundo todas as gerações, já que para cada uma delas é necessário utilizar uma estratégia diferenciada, caso contrário, resultados serão escassos. Por isso, as grandes marcas estão dispostas a se adaptarem ao seu público e criar táticas que os atinjam a fim de torná-los consumidores fidelizados.

Agora que você já entende um pouco mais sobre as gerações, que tal contratar uma agência especialista em estratégias que vai conquistar seu público, independente de qual geração ele faça parte?

Autor: RPZ

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