contato@rpzestrategia.com.br
+55 62 98271-1083

O Que É SKU E Para Que Serve

Publicado por: RPZ
Categoria: Informação, Marketing, Marketing Digital, Vendas

Nós sabemos porque está aqui.

Se sente perdido com suas mercadorias, não é? 

Seu estoque é uma bagunça e você vive confuso no meio de tantos produtos?

Não se preocupe mais com isso! Nós fizemos um texto que vai te auxiliar a resolver este problema.

Já ouviu falar em SKU?

SKU (Stock Keeping Unit), em português, significa Unidade de Manutenção de Estoque e é uma logística de armazenamento que ajuda o empresário no controle de estoque da sua empresa e mantém os produtos organizados.

Em outras palavras, SKU é um código utilizado para identificar cada produto que você tem guardado no seu estoque, separando-os de acordo com suas principais características e quantidades.

Sendo assim, suas principais características são: descrição do item, informações de embalagem, identificação de cores, termos de garantia e informações do fabricante. Um exemplo que pode te ajudar a entender é o SKU de uma televisão:

SON – LCD – 42 – P

Marca: SONY

Produto: Televisor LCD

Tamanho: 42 polegadas

Cor: preta

SKU no e-commerce

O E-commerce tem ganhado os consumidores nos últimos tempos, o que fez com as lojas precisassem se adaptar ao meio online. Sendo assim, foi necessário ampliar o estoque, que antes era só para as lojas físicas.

Com isso, para que não houvesse confusão o SKU foi fundamental neste processo, para que fosse possível gerenciar o estoque e garantir que os itens apropriados fossem embalados e enviados aos clientes.

Portanto, utilizar dessa técnica impede que os produtos errados sejam entregues, além de automatizar a operação, integrando o estoque à loja virtual e aos marketplaces. Legal, né!?

SKU no varejo físico

Por mais que o online tenha caído no gosto das pessoas, as lojas físicas ainda possuem uma adesão muito forte dos consumidores. Devido a esse fator, o SKU em lojas de varejo identifica aqueles itens que realmente serão comprados nas lojas, facilitando a organização do sistema.

Além disso, é possível organizar a manutenção, a distribuição, a troca, a compra e a venda dos produtos que sairão no estoque, o que otimiza o tempo dos funcionários que são encarregados de colaborar nesta parte.

Em outras palavras, o SKU serve para facilitar a organização do estoque e proporcionar uma melhor experiência tanto para quem trabalha no local como para quem recebe o produto.

Ficou claro?

Conte aqui nos comentários se você já pensou em adquirir o SKU na sua empresa e caso já tenha adquirido quais foram os resultados obtidos a partir da implementação dele. 

Autor: RPZ

Deixe um comentário