Normalmente solicitados por agências e designers em geral, é normal pessoas fora da área não saberem o que isso significa.
Entretanto esses arquivos são extremamente importantes para uma boa qualidade gráfica das artes criadas, desde um post para redes sociais até uma empena a ser colocada em um prédio.
Arquivos editáveis e não editáveis normalmente possuem formatos de arquivos característicos, existem exceções é claro.
O formato de um arquivo é o jeito como o arquivo foi criado ou codificado, dependendo deste formato, há um mais programas específicos que podem entender, reconhecer ou ler aquele determinado arquivo.
Sabem disso você pode compreender e identificar de forma mais fácil se um arquivo é ou não editável, lembrando que há exceções que iremos explicar mais à frente.
Antes vamos entender o que são arquivos NÃO editáveis.
Uma foto de várias pessoas por exemplo, você não pode simplesmente clicar e arrastar a imagem somente de uma pessoa específica e removê-la da foto.
Terá que selecionar TODO o contorno da pessoa e ao remover ficará um buraco na imagem, porque o fundo da foto não é separado das pessoas, é tudo junto.
Agora tente aumentar a imagem dessa pessoa da foto, quanto mais você aumentar, mais a imagem perde qualidade, ficando desfocada ou com pequenos quadradinhos que chamamos de pixels.
Exemplos mais comuns de arquivos que COM CERTEZA NÃO SÃO EDITÁVEIS:
Arquivos editáveis possuem esse nome porque seus elementos podem ser separados, esticados e alterados, sem perder qualidade de imagem.
Arquivos editáveis normalmente vêm em formatos de arquivos característicos. Esses formatos, que é o jeito como o arquivo é criado, podem ser abertos por um ou mais programas específicos.
Exemplos mais comuns de formatos de arquivos que PODEM ser editáveis:
ATENÇÃO!
NÃO ADIANTA colocar um arquivo não editável dentro de um formato editável, ou seja, não adianta salvar uma foto em AI e esperar que ela se torne editável por conta disso.
Esses exemplos de formatos são para facilitar a identificação desses arquivos, na dúvida pergunte à empresa que te solicitou esses arquivos.
É isso, esperamos que essa explicação tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o que são arquivos editáveis, caso ainda tenha ficado confuso, deixe suas dúvidas nos comentários.