contato@rpzestrategia.com.br
+55 62 98271-1083

Saiba Quais São Os Princípios Básicos do Storytelling

Publicado por: RPZ
Categoria: Comunicação
Storytelling

Contar histórias é algo que todo mundo já fez na vida e faz de forma recorrente, seja ao relembrar de tempos especiais, quando o pai lê um livro para seu filho, quando você assiste um filme, até mesmo em uma fofoca. Mas no meio do marketing e do empreendedorismo, essa arte se profissionalizou e segue princípios preestabelecidos para conseguir conquistar o público.

Antes de tudo, o que é Storytelling?

Storytelling é a arte de contar histórias, construir narrativas bem estruturadas e relevantes para promover seu negócio e captar mais clientes. Desde sempre as pessoas são cativadas por histórias e é por isso que as marcas utilizam desse recurso para tocar no emocional dos consumidores ao fazer com que se identifiquem com a narrativa contada.

Quais são os Princípios Básicos do Storytelling?

Pessoas: o centro da história

Não adianta, no storytelling o foco é totalmente nas pessoas. Mesmo que apareçam animais, objetos e cidades, quem conta a história, quem a vive é sempre uma pessoa. É neste momento que há uma conexão com o público, porque toda a personalidade e trajeto do personagem pode gerar identificação com alguém, seja porque o telespectador vive no mesmo contexto, quer viver ou repudia com base nos seus princípios.

Conflito

O conflito é outro aspecto muito importante em uma narrativa, é o responsável por reforçar a conexão que aconteceu numa primeira impressão. Geralmente, neste elemento, o protagonista da história se vê inserido em algum conflito que coloque em prova sua integridade e princípios, sendo testado durante toda a jornada, muitas vezes por um antagonista.

Viradas

São as viradas que deixam o telespectador/leitor mais interessado em continuar assistindo a narrativa, quanto mais surpresa e menos previsibilidade, melhor será para quem assiste. Geralmente elas acontecem nos intervalos do conflito principal, forçando o protagonista a estar em constante transformação.

Recompensa

O público ao acompanhar uma história, espera nada menos que uma recompensa. Esse presente vem por meio da transformação que o protagonista sofre no final da trama, o que inspira muitas pessoas a se sentirem capazes de realizar os mesmos feitos. Por isso, a recompensa é adquirida tanto pelo personagem quanto pelo telespectador/leitor.

Significado

A experiência das pessoas que acompanharam a história vão chegar ao fim e é aí que o storytelling precisa fechar o ciclo da melhor forma possível. Um filme, por exemplo, não é sobre, somente, a história e os elementos que a acompanham, mas também, é sobre o significado gerado. Esse último princípio da narrativa realça os valores fundamentais e universais que realmente importam.

Agora que você já sabe sobre os princípios básicos de uma narrativa, que tal contratar quem é profissional no assunto e conquistar seu público com personagens e histórias que se assemelham a eles?

Autor: RPZ

Deixe um comentário