O desenvolvimento de uma identidade visual inclui sim a criação de uma marca gráfica / logo / logomarca, porém, envolve muito mais que isso, abrange toda os aspectos gráficos de uma marca como por exemplo:
Vamos falar sobre alguns destes:
Nada pode acontecer sem ela, a marca gráfica é o principal ativo da sua empresa, o seu desenvolvimento sem um acompanhamento experiente pode gerar uma percepção errada da sua marca.
Formas, cores, estrutura, história, conceito, objetivos, tudo isso deve ser levado em consideração na criação de uma marca gráfica, por isso é necessário contar com profissionais experientes para realizar este trabalho.
Uma marca gráfica feita inadequadamente terá que ser trocada no futuro, acarretando em custos maiores, porque além de alterá-la, terão que ser ajustados todos os materiais de comunicação, inclusive o site.
Um dos pontos básicos da identidade visual, quase todos nós precisamos de cartões de visita ou até mesmo uma pasta comercial por exemplo.
A papelaria inclui os materiais impressos que serão personalizados dentro das características visuais da marca.
O manual de marca trará todas as diretrizes obrigatórias para apresentação da marca, incluindo uma apresentação da marca, conceito, história e valores.
O manual da marca é sempre válido, entretanto se torna essencial para empresas que possuem uma utilização constante da sua marca por outros.
Um exemplo disso são as franquias, imagine se todos os franqueados utilizassem a marca gráfica da franquia da forma que bem quisessem, os clientes não saberiam se são realmente da mesma rede ou de negócios totalmente diferente.
Normalmente desenvolvido em conjunto com um arquiteto, o projeto arquitetônico é a evolução da marca no espaço físico da empresa, seja interna quanto externamente, levando em consideração todos os parâmetros visuais da marca.
É extremamente importante, porque além de transmitir os valores, percepções e cultura desejados, quando bem pensado e gerido pode trazer resultados práticos no dia-a-dia da empresa e até mesmo estimular equipes internas.
A identidade visual também serve de orientação para materiais de comunicação, vitrinismo, sites, materiais internos e tudo que envolve o contato entre a empresa e os clientes internos e externos.