O termo vem de Business Proccess Outsourcing – BPO, em português: terceirização dos processos de negócios.
É a terceirização de áreas internas do negócio, a empresa que presta o outsourcing muitas das vezes analisa dados, planeja e gerencia projetos e fornecedores.
Apesar de em inglês significar praticamente a mesma coisa, aqui no Brasil a terceirização normalmente remete aos serviços de baixa complexidade como portaria, limpeza, jardinagem e outros, onde não há a necessidade de maior gestão por parte da empresa ou não impactam tanto nos seus processos internos.
O termo outsourcing serve para diferenciar uma abordagem muito mais estratégica, que realmente gera dados e informações que influenciam decisões tomadas dentro do próprio planejamento da empresa.
A assessoria foca em um problema específico da empresa, e acompanha a sua resolução durante todo este processo. O outsourcing aborda todos os problemas daquela área específica da empresa, no caso, marketing e comunicação.
O serviço contratado se dá por hora trabalhada, que gerimos internamente e externamente por meio de ferramentas e relatórios.
Não há um problema realmente definido a ser solucionado, trabalhamos dentro de um escopo de atividades que podem ser ou não realizadas. Tudo dependerá da necessidade do seu negócio e do mercado.
NÓS SOMOS O SEU DEPARTAMENTO DE MARKETING
Já atendemos vários clientes e trabalhamos com excelentes profissionais com vasto conhecimento técnico e prático.
Além disso, utilizamos de padrões de trabalho e atendimento que são referência no mercado global e assim orientamos os nossos profissionais.
Ao invés de se fixar a um contrato trabalhista extremamente engessado, você pode contratar o serviço de profissionais conforme a sua demanda, podendo aumentar ou diminuir as horas contratadas conforme a necessidade.
Adicionalmente, como não há um objetivo específico definido – como em uma assessoria de marketing e comunicação – novos objetivos e atividades podem ser definidas dentro de um mesmo serviço, muito mais flexibilidade.
Como se não fosse suficiente, o modelo de outsourcing pode ser ajustado, por exemplo utilizá-lo somente em determinadas partes
Além da seleção da pessoa mais adequada ao cargo, na contratação de um funcionário, você precisa levar em consideração outros custos e processos como por exemplo:
É perceptível que é uma quantidade considerável de processos e pormenores. No entanto, ao optar pelo outsourcing, você não precisa se preocupar com esses processos, focando no que é realmente importante para a sua empresa.
Após a seleção e contratação de uma pessoa para gerir o seu departamento de marketing, você ainda precisa treiná-la em diversos pontos: desde sistemas e processos internos até competências relacionadas a marketing e comunicação.
O outsourcing reduz esse tempo porque reduz a quantidade de informações que devem ser repassadas, atentando-se somente ao essencial e assim reduzindo custos.
“Eu posso contratar um funcionário como PJ”.
Você não pode, é contra a lei, isto pode acarretar em processos trabalhistas e multas pesadíssimas ao seu negócio, o que dependendo do momento, pode levar à falência da sua empresa.
Contratando o serviço de outsourcing você não corre esses riscos e ainda tem a flexibilidade para ajustar a quantidade de horas à sua necessidade.
Somos especializados em marketing e comunicação e por isso trabalhamos com profissionais com alto nível de expertise na área. Possuímos assim uma rede de suporte em informação e know how com a qual sempre podemos contar, para nos mantermos atualizados e com constante fluxo de novas ideias.
Além disso, como atendemos várias empresas, podemos contratar ferramentas e serviços para o gerenciamento dos nossos clientes que se fossem contratados por uma empresa não especializada, ficaria um valor mais alto.
Divulgar vagas, analisar currículos, dinâmica, primeira entrevista, segunda entrevista, admissão, treinamento, demissão, divulgar vagas, analisar currículos, dinâmica…
O processo de seleção de pessoas pode ser bem moroso, e o pior: você pode não ter o conhecimento necessário para selecionar a pessoa adequada para aquela vaga específica.
O outsourcing acaba com esse trabalho para você, nós somos especializados e por isso sabemos quais os profissionais possuem as competências, capacidades e cultura necessários para efetuar o trabalho dentro do desejado.
Espaço na empresa, mobiliário, computadores, ferramentas de gestão e análise. São custos que existem independente de você utilizar 100% deles ou não.
É uma preocupação desnecessária na contratação de um serviço de outsourcing, você pode contratar a quantidade de horas desejadas sem precisar se preocupar com contratação de equipamentos e ferramentas básicos para o trabalho.
Dependendo do modelo podemos ter reuniões presenciais, virtuais ou até mesmo um de nossos profissionais internamente na sua empresa para fazer a ponte e melhorar a integração.